FIEB lamenta o falecimento de Luiz Antônio Schneider Almeida
Com pesar a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) recebe a notícia do falecimento de Luiz Almeida, que foi cremado nesta sexta-feira, 6 de janeiro, em cerimônia realizada no Cemitério Bosque da Paz, em Salvador. Engenheiro Mecânico graduado pela Universidade de Washigton/Louisiana State University, Luiz Almeida teve destacada atuação na industrialização da Bahia, notadamente a partir dos anos 1960, quando foi diretor-superintendente da Empreendimentos da Bahia S.A., empresa de desenvolvimento econômico formada por empresários com espírito público, como Fernando Corrêa Ribeiro, Miguel Calmon, Fernando Menezes de Góes e Norberto Odebrecht.
Com sua liderança, Almeida participou da formulação de iniciativas como a criação da empresa FRIUSA, a implantação do CIA – Centro Industrial de Aratu, a construção do Porto de Aratu, bem como a criação da Clan Consultoria e Planejamento, em associação com Rômulo Almeida. Daí resulta, inclusive, a implantação da Sibra – Eletrosiderúrgica Brasileira, em Simões Filho.
A convite do engenheiro baiano Norberto Odebrecht, fundador do Grupo Odebrecht (hoje Novonor), Luiz Almeida liderou esforços de ingresso da empresa no mercado internacional de obras de infraestrutura. Com vasto conhecimento sobre história, foi incentivador das manifestações culturais. “Filho de uma senhora alemã e de um brasileiro ilustre, foi admirador da cultura afro-brasileira, compreendeu e se fundiu com as suas manifestações luminosas”, como definiu seu amigo por mais de 45 anos, Humberto Rangel, ex-coordenador do Comitê de Óleo e Gás da FIEB.