FIEB firma acordo de cooperação com o FECRIANÇA
Federação se comprometeu a apoiar o fortalecimento do fundo estadual
Com a presença do vice-governador Geraldo Júnior e do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe da Silva Freitas, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) assinou nesta quinta-feira, dia 6 de julho, Acordo de Cooperação Técnica com o Fundo Estadual de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Fecriança).
O acordo faz parte das ações voltadas para o fortalecimento do fundo estadual e prevê o compromisso da FIEB de ajudar a divulgar, junto aos seus parceiros e associados, os mecanismos de doação ao fundo.
Para o vice-governador Geraldo Júnior, o acordo de cooperação entre a FIEB e o Fecriança é um exemplo de ”incorporação de solidariedade da sociedade com as políticas públicas e uma prova de que a sociedade civil pode ter parcerias públicas”, destacou. Ele também lembrou outras iniciativas da FIEB para apoiar iniciativas públicas voltadas para o apoio à sociedade civil.
O presidente da FIEB, Ricardo Alban, disse que, ao aderir a este acordo de cooperação, o objetivo da FIEB é buscar a convergência. “Quem pensa no futuro se preocupa com o jovem. Investir na criança e no adolescente tem a ver com o amanhã, seja individualmente ou como empresa. É uma forma de colaborar e apostar nas novas gerações”, destacou Ricardo Alban.
O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, parabenizou a FIEB por viabilizar o acordo e lembrou da importância da assinatura do acordo no mês de julho, em que se comemora o aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Ele lembrou que o documento fala das responsabilidades de toda a sociedade para com o zelo desta categoria social e etária. “A assinatura deste acordo é uma forma concreta de atender a esta previsão constitucional ao associar Estado e sociedade”, ressaltou.
Gestora do fundo, Tânia Almeida acredita que a parceria com a FIEB é o início de um processo de construção para atuar de maneira cooperativa no apoio à população mais vulnerável. “Um acordo de cooperação técnica, que envolve a Secretaria de Justiça, o Conselho Estadual dos Diretos da Criança e do Adolescente significa uma rede forte e comprometida entre as partes”, complementou.
FECRIANÇA
Criado em 1996 pela Lei Estadual 6.975, o fundo destina recursos para projetos já aprovados pelo Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Ceca) e voltados a jovens em situação de risco pessoal e social.
As doações podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas. Para pessoas físicas, está prevista a dedução de até 6% na declaração do Imposto de Renda para quem opta pelo modelo completo. Já para as pessoas jurídicas, a dedução pode ser de até 1%. A doação de bens também pode ser realizada e quaisquer informações podem ser obtidas através do e-mail fecrianca@sedes.ba.gov.br.