11 de maio de 2022

FIEB apresenta contribuições para alavancar o desenvolvimento da Bahia

FIEB

Entidade recebeu três dos pré-candidatos ao governo do estado e contribuiu com sugestões para a construção dos futuros programas de governo

O pré-candidato Jerônimo Rodrigues esteve nesta quarta-feira, na FIEB

Com o objetivo de contribuir para a construção dos planos de gestão dos futuros candidatos ao Governo do Estado, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) recebeu os principais pré-candidatos à disputa estadual para discutir proposições para o desenvolvimento econômico do estado.

Foram discutidas propostas para as áreas de Planejamento, Governança, Atração de Investimentos e Distritos Industriais, Incorporação das Micro, Pequenas e Médias Empresas no Núcleo de Desenvolvimento Industrial, Comércio Exterior e Internacionalização, Ciência Tecnologia e Inovação, Infraestrutura e Educação. As propostas discutidas farão parte de um documento mais amplo, que está em fase de elaboração.

A FIEB recebeu nos dias 2, 4, e nesta quarta-feira, 11 de maio, respectivamente, os pré-candidatos João Roma (PL), ACM Neto (União Brasil) e Jerônimo Rodrigues (PT), na Sede da FIEB. Os pré-candidatos foram recebidos pelo presidente, Ricardo Alban, que esteve acompanhado nestas reuniões dos vice-presidentes Sérgio Pedreira, Angelo Calmon de Sá Junior, Roberto Fiamenghi, Josair Bastos, Carlos Henrique Passos, Murilo Xavier e Paulo Misk, além de Hilton Lima, vice-presidente do Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB). Também participou dos encontros o superintende da FIEB, Vladson Menezes.

“Nossa intenção, ao trazer os pré-candidatos ao governo do estado para esta troca de ideias foi apresentar as proposições do segmento industrial e contribuir neste momento em que os planos de governo ainda estão sendo delineados para que possamos interagir”, destacou Ricardo Alban.

Ele lembrou que a FIEB e outras federações do setor produtivo defendem uma maior interação com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), considerada estratégica na construção das transformações que o estado requer. O presidente destacou também que a Bahia conta com uma ferramenta, que é o SENAI Cimatec, que pode ser usada de forma integrada para fomentar a atração de investimentos. O presidente também falou da contribuição que SESI e SENAI podem trazer para o estado, atuando como benchmarking com experiências inovadoras voltadas para a educação e qualificação profissional.

Os pré-candidatos elogiaram a iniciativa da FIEB de subsidiar as campanhas com proposições que têm o planejamento de longo prazo como foco. O pré-candidato Jerônimo Rodrigues, explicou que até o final de julho vai ouvir a sociedade baiana para a construção do programa de governo. “A FIEB contribui para este debate ao trazer uma política de desenvolvimento para a Bahia e traz uma contribuição ao nosso programa de governo, além de acenar para um diálogo para uma contribuição cotidiana”.

Jerônimo Rodrigues, pré-candidato ao governo do Estado
ACM Neto foi recebido pela diretoria da FIEB no dia 4 de maio, na sede da entidade

O pré-candidato ACM Neto, que esteve na FIEB no dia 4 de maio, também elogiou a iniciativa. Para ele, esta discussão antes da eleição é fundamental para que estas ideias provoquem os pré-candidatos e contribuam para a formação dos planos de governo. “Pretendo incorporar boa parte destas sugestões e firmar o compromisso de fazer uma gestão ao lado da Federação e dos empresários da Bahia. Precisamos mudar definitivamente a matriz econômica, impulsionar o desenvolvimento do estado e o poder público sozinho não tem conhecimento dos caminhos”, salientou.

ACM Neto, pré-candidato ao governo do Estado
João Roma participou da reunião com a diretoria da Federação no dia 2 de maio

João Roma, que abriu a programação de reuniões com pré-candidatos na FIEB, no dia 2 de abril, considerou fundamental não só a contribuição dos apontamentos para o desenvolvimento do estado da Bahia, como também a participação da indústria que é um vetor de desenvolvimento do estado. ”A Federação tem colaborado efetivamente com a possiblidade de a Bahia estar na vanguarda em diversas ações, e o Cimatec é um grande exemplo disso”, destacou. Para Roma, a Bahia é um estado que precisa retomar seu protagonismo nacional.

João Roma, pré-candidato ao governo do Estado