FIEB é homenageada pela parceria no projeto TRE em Todo Lugar
Em reconhecimento ao apoio do Sistema FIEB aos serviços itinerantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) – TRE em Todo Lugar –, o presidente da Justiça Eleitoral da Bahia, desembargador Roberto Frank, concedeu à Federação da Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) a Medalha do Mérito Eleitoral.
A medalha e o diploma foram entregues pelo desembargador Roberto Frank ao presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, em ato realizado no gabinete da presidência do órgão, na terça-feira, dia 30 de janeiro.
O acordo entre as duas instituições foi firmado em 14 de fevereiro de 2022 com o objetivo de otimizar o atendimento aos eleitores baianos com dificuldade de uso de eletrônicos e sem acesso à internet. A parceria incluiu a plotagem de dois caminhões do TRE-B.
“Com esta parceria nós pudemos espalhar cidadania àqueles que vivem em regiões populosas e com difícil acesso aos serviços da Justiça Eleitoral para regularizar pendências e poder participar dos pleitos eleitorais”, destacou o presidente do TRE.
“O TRE é uma instituição importante da democracia brasileira e esta iniciativa permitiu que muitos cidadãos pudessem exercer a sua cidadania, por meio do voto. O voto é um instrumento democrático e o exercício dele permite que a democracia possa dar estabilidade ao nosso país, uma condição importante para aqueles que fazem investimentos e precisam acreditar no sistema público”, destacou Carlos Henrique Passos.
SERVIÇOS
A iniciativa do TRE incluiu serviços de regularização e alistamento eleitoral a pessoas sem acesso a equipamentos eletrônicos como computador, smartphone e rede de internet.
Os caminhões do TRE-BA são dotados de todos os sistemas e ferramentas utilizados nos cartórios eleitorais, para que os títulos sejam gerados ou regularizados sem aglomerações.
O projeto “TRE em Todo Lugar” foi iniciado em 2022 e teve continuidade em 2023, a partir do mês de julho, após reformas e adaptações nos dois caminhões. Um deles ficou destinado exclusivamente para Salvador e o outro percorreu 30 municípios do interior do estado.
Cada caminhão seguiu uma rota específica planejada para atender preferencialmente localidades de difícil acesso do eleitor à sede da zona eleitoral, número de títulos cancelados e localidades solicitadas pelas Zonas Eleitorais.