FIEB comemora nesta quinta-feira o Dia da Indústria
Programação terá lançamento da Agenda Legislativa da Indústria de 2025, que reúne os 21 projetos de lei de maior impacto para o setor industrial baiano
A Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB) realiza, nesta quinta-feira, 29.05, uma celebração especial em comemoração ao Dia da Indústria, (25 de maio). Na ocasião, será lançada a 12ª edição da Agenda Legislativa da Indústria, publicação que reúne os 21 projetos de lei de maior impacto para o setor industrial baiano em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
O documento, que é entregue aos deputados estaduais, expressa o posicionamento técnico da FIEB, com base em análises e contribuições dos seus conselhos temáticos, sindicatos e áreas técnicas.
No evento, a FIEB e a Fundação Paulo Jackson, mantenedora da TV e Rádio ALBA, assinarão um convênio para a produção de conteúdo audiovisual. Em março, um primeiro fruto desta parceria estreou: o programa semanal Conexão Indústria, na rádio, conduzido pelo apresentador Luís Ganem, para tratar de assuntos de interesse do setor produtivo.
Setor produtivo
Responsável por gerar 25% da riqueza da Bahia, a indústria baiana ocupa a 7ª posição no cenário nacional. O setor é líder absoluto na região Nordeste e contribui na Bahia com 51,2% de participação na arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Em número de empregos, ocupa o 7º lugar no país, respondendo por 22,3% na geração de vagas formais.
Presente no dia a dia dos baianos, a indústria tem diversificado sua presença no estado, com novas frentes de expansão no interior. Para além da indústria historicamente concentrada na Região Metropolitana, em especial nos segmentos da química e petroquímica, o setor tem ampliado sua participação nas regiões com destaque para as indústrias de alimentos e bebidas, mineração, couro e calçados, energia eólica e fotovoltaica, combustíveis verdes, dentre outros.
Dentre os polos do estado que mais cresceram nas últimas décadas, estimulados pela instalação de novas plantas industriais, destacam-se as regiões de Feira de Santana e Oeste baiano, especialmente, o município de Luís Eduardo Magalhães. Ambos, de acordo com o superintendente da FIEB, Vladson Menezes, entre 2002 e 2025, mais que dobraram a participação industrial na economia baiana. As duas regiões passaram de 5% de participação na economia baiana para 10% entre 2002 e 2025.
“Assistimos desde 2002 a uma diversificação e ampliação da presença da indústria nestas regiões. Na microrregião de Feira de Santana, em municípios como São Gonçalo dos Campos, Conceição do Jacuípe, Alagoinhas e Conceição do Coité, por exemplo, houve uma forte expansão da indústria de alimentos e bebidas. No Oeste baiano o impulso se deu graças à presença da agroindústria, que vem se expandindo de forma significativa nas últimas décadas”, destaca Vladson.
Para que esta expansão se traduza em soluções para empresas e pessoas o Sistema Indústria vem trabalhando ancorado no conceito: “Conexão que move a indústria baiana e a vida das pessoas” que reflete a atuação das suas entidades, empenhadas contribuir para a inovação e competitividade da indústria, com investimento em educação, formação profissional e desenvolvimento de pessoas e empresas.
Na prática, a conexão se traduz pelo conceito de atuação articulada entre as entidades do Sistema Indústria – SESI, SENAI, FIEB, IEL E CIEB –, que visa uma maior interação entre as entidades no atendimento às demandas de indústria.
Leia mais:
- Avanço industrial em novas cidades transforma presente e futuro na Bahia
- Distritos Industriais ganham impulso com novo modelo de gestão apoiado pela FIEB
- Articulação e conexão marcam as comemorações do Mês da Indústria na Bahia
- Lançamento do SESI Saúde Acolhe marca comemoração do Dia da Indústria em Conquista