Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

1 de junho de 2023

FIEB e Sebrae-Ba anunciam segundo ciclo do projeto Trilha Associativa 

FIEB Indústria Sindicatos

Projeto encerrou o primeiro ciclo com êxito e FIEB está renovando com o Sebrae a realização de um segundo ciclo, que irá contemplar o interior do estado 

Reunião de encerramento do 1º ciclo do Projeto Trilha Associativa Foto: FIEB/Divulgação

Idealizado com o objetivo de apoiar os sindicatos da indústria com base em quatro eixos estratégicos – Mentoria, Associativismo Empresarial, Ciclo de Formação de Jovens Lideranças e Defesa de Interesses – o projeto Trilha Associativa da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) completou o primeiro ciclo. Realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA), o programa, iniciado em agosto de 2022, coleciona bons resultados.  

No balanço feito pela Gerência de Relações Sindicais (GRS) da FIEB, responsável pela iniciativa, os números falam por si. Um dos dados é o aumento de 7% no número de empresas associadas aos sindicatos, que passou de 1.893, em julho de 2022, para 2.019, agora em maio de 2023.  

Ao todo, foram desenvolvidas 188 ações no eixo de Mentoria, que contou com a adesão de 15 sindicatos; 244 visitas a indústrias, no eixo de Associativismo; e seis projetos setoriais desenvolvidos dentro do Ciclo de Formação de Jovens Lideranças. O balanço também inclui 118 atendimentos nas ações de Defesa de Interesses junto aos parceiros – Neoenergia e Ibametro –, por meio do canal específico, criado para esta finalidade: o FIEB Atende.  

Para marcar a conclusão do primeiro ciclo do projeto, a Gerência de Relações Sindicais da FIEB apresentou os resultados, durante um workshop que trouxe os principais cases dos sindicatos e dos integrantes do Conselho FIEB Jovem. 

Manuela Martinez, gerente da GRS, lembrou que o Trilha Associativa foi idealizado com o objetivo de estimular a retomada dos projetos voltados para os sindicatos no pós-pandemia e acabou dando tão certo que terá um segundo ciclo. A expectativa agora é pela adesão de mais sindicatos. 

Manuela Martinez anunciou a realização do segundo ciclo da Trilha Associativa

A novidade é que o programa vai ampliar a atuação no interior do estado. “O papel do Sebrae-Ba torna-se ainda mais relevante como impulsionador para nos ajudar a chegar mais longe”, reforçou Manuela. Segundo ela, o Sebrae enquanto correalizador, esteve presente ajudando a formatar o programa e apoiando na realização das atividades.  

Júlio César Martins da Silva, presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado da Bahia (Sipaceb) elogiou a iniciativa e destacou a assessoria prestada, que ajudou a aperfeiçoar as atividades sindicais.  

“Este trabalho vem, a partir das demandas que nós apontamos, trazer conhecimento, técnica e estratégia fazendo com que as melhorias sejam efetivadas”, destaca. O Sipaceb apresentou como case as estratégias desenvolvidas para ampliar a aproximação com os fornecedores do setor. 

JOVENS LIDERANÇAS 

Pelo Ciclo de Formação de Jovens Lideranças da Indústria foram apresentados seis cases. Realizado em parceria com o Conselho FIEB Jovem, o ciclo de formação fechou o ano com 64 inscritos, contemplando 17 sindicatos. O ciclo de formação abordou as temáticas de Liderança e Autoconhecimento, Associativismo e Relações Institucionais, Comunicação e Relacionamento, Gestão e Produtividade, Criatividade e Inovação, ESG, Futurismo e Desafios Globais e Governança Corporativa e Familiar.  

Seis cases do Conselho FIEB Jovem foram apresentados durante a reunião

Voltado para empresários da indústria, empreendedores em linha sucessória ou representante de empresa em cargo de gestão com até 42 anos de idade, o ciclo e formação teve duração de nove meses. O objetivo da FIEB é estimular a renovação das lideranças dentro das empresas e na representação sindical. Além disso, como pontua Manuela Martinez, a ideia também é aproximar as jovens lideranças da indústria dos sindicatos e da FIEB. 

Diana Castro, presidente do Conselho FIEB Jovem participou a distância do evento e parabenizou mais uma vez a FIEB pela iniciativa. O encontro foi aberto pelo superintendente da FIEB, Vladson Menezes, e pelo gerente de Projetos Especiais do Sebrae, Antonio Carlos Júnior. Estiveram presentes os vice-presidentes da FIEB Josair Bastos, Luís Neto e Carlos Henrique Passos, além de diretores e presidentes de sindicatos. 

Notícias relacionadas