Empresários conhecem ferramentas que facilitam operações no comércio exterior
Seminário realizado pela FIEB apresentou o Portal Único de Comércio Exterior e o sistema de emissão de Certificados de Origem Digital
Duas ferramentas que buscam facilitar as operações no comércio exterior, mitigando a burocracia, foram apresentadas a empresários baianos nesta terça-feira, 25.04, em um workshop promovido pelo Centro de Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB). A iniciativa teve como objetivo capacitar os participantes sobre o funcionamento do Portal Único de Comércio Exterior (Pucomex) e o sistema de emissão de Certificados de Origem Digital.
“Essa capacitação é uma das ações que o Centro de Internacional de Negócios realiza para apoiar as empresas baianas, especialmente as de menor porte, no processo de internacionalização e melhoria da competitividade para uma concorrência no mercado internacional”, explica a gerente do CIN, Patrícia Orrico.
Entre as ações desenvolvidas pelo CIN para apoiar as empresas que buscam ampliar os negócios para mercados externos está a emissão do Certificado de Origem. O documento permite que as empresas exportadoras tenham redução ou isenção de tarifas em países com os quais o Brasil tem acordos comerciais. Além disso, o certificado também tem sido exigido para comprovar que o produto que está sendo exportado foi realmente feito no Brasil.
O documento é emitido pelo sistema Certificado de Origem Digital (COD), desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e que passou por um processo de atualização a partir da necessidade apontada pelas empresas por um sistema mais simples e intuitivo.
“Além de levar em consideração a necessidade das empresas, a nova versão do COD também foi baseada nos guidelines da International Chamber of Commerce, seguindo boas práticas internacionais. Considerando essas duas fontes, conseguimos construir um sistema robusto e de qualidade, com reconhecimento internacional. Com isso, conseguimos o selo de qualidade da ICC, que traz credibilidade, segurança e competitividade para as empresas”, explica a analista de Políticas e Indústria da CNI, Aline Araújo.
Outra ferramenta voltada para o comércio exterior apresentada no workshop foi o Portal Único de Comércio Exterior (Pucomex). Para operar no comércio internacional, tanto para importar quanto para exportar, é preciso ter um cadastro nesta plataforma, que foi desenvolvida pelo Governo Federal para integrar as informações e os processos relacionados ao comércio exterior no Brasil. “Foi um processo de desburocratização e simplificação, com o objetivo de facilitação do comércio internacional. O portal segue um modelo internacional chamado single window, ou seja, através de um único canal todos os intervenientes privados e órgãos do governo vão prestar as informações e inserir as documentações relacionadas ao comércio exterior”, explica a delegada da Alfandega da Receita Federal, Sandra Magnavita.