Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

27 de abril de 2023

Empresários conhecem ferramentas que facilitam operações no comércio exterior

CIN Exportações FIEB

Seminário realizado pela FIEB apresentou o Portal Único de Comércio Exterior e o sistema de emissão de Certificados de Origem Digital

Evento foi realizado na Sede da FIEB, em Salvador. Foto: Divulgação.

Duas ferramentas que buscam facilitar as operações no comércio exterior, mitigando a burocracia, foram apresentadas a empresários baianos nesta terça-feira, 25.04, em um workshop promovido pelo Centro de Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB). A iniciativa teve como objetivo capacitar os participantes sobre o funcionamento do Portal Único de Comércio Exterior (Pucomex) e o sistema de emissão de Certificados de Origem Digital.

“Essa capacitação é uma das ações que o Centro de Internacional de Negócios realiza para apoiar as empresas baianas, especialmente as de menor porte, no processo de internacionalização e melhoria da competitividade para uma concorrência no mercado internacional”, explica a gerente do CIN, Patrícia Orrico.

Entre as ações desenvolvidas pelo CIN para apoiar as empresas que buscam ampliar os negócios para mercados externos está a emissão do Certificado de Origem. O documento permite que as empresas exportadoras tenham redução ou isenção de tarifas em países com os quais o Brasil tem acordos comerciais. Além disso, o certificado também tem sido exigido para comprovar que o produto que está sendo exportado foi realmente feito no Brasil.

O documento é emitido pelo sistema Certificado de Origem Digital (COD), desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e que passou por um processo de atualização a partir da necessidade apontada pelas empresas por um sistema mais simples e intuitivo.

“Além de levar em consideração a necessidade das empresas, a nova versão do COD também foi baseada nos guidelines da International Chamber of Commerce, seguindo boas práticas internacionais. Considerando essas duas fontes, conseguimos construir um sistema robusto e de qualidade, com reconhecimento internacional. Com isso, conseguimos o selo de qualidade da ICC, que traz credibilidade, segurança e competitividade para as empresas”, explica a analista de Políticas e Indústria da CNI, Aline Araújo.

Outra ferramenta voltada para o comércio exterior apresentada no workshop foi o Portal Único de Comércio Exterior (Pucomex). Para operar no comércio internacional, tanto para importar quanto para exportar, é preciso ter um cadastro nesta plataforma, que foi desenvolvida pelo Governo Federal para integrar as informações e os processos relacionados ao comércio exterior no Brasil. “Foi um processo de desburocratização e simplificação, com o objetivo de facilitação do comércio internacional. O portal segue um modelo internacional chamado single window, ou seja, através de um único canal todos os intervenientes privados e órgãos do governo vão prestar as informações e inserir as documentações relacionadas ao comércio exterior”, explica a delegada da Alfandega da Receita Federal, Sandra Magnavita.

Notícias relacionadas