Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

13 de outubro de 2025

Executivas baianas participam do Fórum da Mulher Empresária, em Brasília

Comitê da Mulher na Indústria FIEB Sindicatos
Vice-presidente da FIEB e integrante do FNME desde sua reestruturação, Renata Muller enfatizou a importância desse novo momento vivido pelo Fórum. Fotos: Flickr/CNI.

A força feminina da indústria baiana marcou presença no Encontro do Fórum Nacional da Mulher Empresária (FNME), realizado na última quinta-feira (9), dentro da programação do Festival Curicaca, em Brasília. Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e apoiado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o evento reuniu lideranças de todo o país para discutir o fortalecimento da participação feminina no setor produtivo nacional.

Representando o Comitê da Mulher na Indústria (CMI) da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), as conselheiras Renata Muller, Flávia Pedreira e Izabella Pacheco participaram ativamente dos debates, trocas e conexões que marcaram o encontro. A Bahia, mais uma vez, reafirmou seu compromisso com a promoção da liderança feminina na indústria, ocupando posição de destaque entre as federações presentes.

Vice-presidente da FIEB e integrante do FNME desde sua reestruturação, Renata Muller enfatizou a importância desse novo momento vivido pelo Fórum: “Esse ano, pela primeira vez, todas as federações estaduais passaram a ter uma representante no FNME, o que trouxe uma nova força para o grupo. A Bahia sempre esteve à frente nas pautas de inclusão e diversidade, e poder representar nosso estado nesse ambiente de construção coletiva é motivo de orgulho.”

Renata também destacou que esta foi a primeira edição do encontro realizada dentro de um evento nacional com grande visibilidade: “Realizar a reunião do Fórum no Festival Curicaca foi um marco. Além do público tradicional, tivemos contato com mulheres empresárias do Mercosul, o que ampliou ainda mais nossas conexões.”

Flávia Pedreira, que também é diretora do Sindicato da Indústria de Mineração de Calcário, Cal e Gesso no Estado da Bahia (Sindical), definiu a participação como uma experiência transformadora: “Estar em Brasília, ao lado de mulheres inspiradoras de diversos setores da indústria nacional, fortaleceu ainda mais nosso propósito. Voltamos para a Bahia com novas ideias, energia renovada e a certeza de que o coletivo é a principal ferramenta para uma sociedade mais justa e inclusiva.”

Izabella Pacheco, diretora executiva do Sindicato das Indústrias de Papel, Celulose, Papelão, Pasta de Madeira para Papel e Artefatos de Papel e Papelão, do Estado da Bahia – Sinpacel, também destacou o valor do encontro: “Participar do FNME representando o nosso Comitê foi motivo de orgulho e inspiração. Estar entre mulheres que compartilham dos mesmos desafios e propósitos nos mostra que estamos no caminho certo, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento da indústria baiana e brasileira.”

Liderança e inspiração

A programação do encontro contou com nomes de peso, como Janete Vaz, cofundadora do Grupo Sabin e vice-presidente do FNME, que compartilhou sua trajetória empreendedora. Painéis como “Elas Conectam: experiências que inspiram e abrem portas” proporcionaram trocas ricas entre empresárias e representantes das federações da indústria. O encerramento ficou por conta da jornalista e psicóloga Fabiana Scaranzi, com a palestra “Encontre sua voz”.

Para Danusa Costa Lima, coordenadora do FNME e superintendente de Compliance da CNI, o evento simboliza um novo momento para a indústria brasileira. “Ninguém saiu daqui igual como entrou. As conexões feitas nos renovam e nos impulsionam a continuar ocupando espaços. O caminho é longo, mas seguimos agora ainda mais fortalecidas”, afirmou.

Notícias relacionadas