Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

19 de março de 2025

Evento na FIEB destaca potencial da exploração de compostos químicos na Bahia

Comércio Exterior Economia Exportações Indústria Química Negócios

Empresários, especialistas e autoridades discutiram o potencial econômico e comercial da exploração de uma salmoura líquida subterrânea

O evento “A Salmoura – uma nova ênfase no setor de mineração brasileiro”, foi realizado no último dia 17 de março, na FIEB,reuniu empresários, especialistas e autoridades para discutir o potencial econômico e comercial da exploração de uma salmoura líquida subterrânea localizada entre os municípios de Inhambupe, Novo Triunfo, Tucano e Itapicuru, no interior da Bahia.

O encontro foi promovido pela Bahia Verde Minerals Ltda, empresa de capital norte-americano e brasileiro, que identificou a presença dessa salmoura em uma área. Durante a apresentação, Mário Carvalho, geólogo-chefe do projeto e sócio procurador da empresa, destacou a diversidade de compostos químicos valiosos presentes na salmoura.

“Existe a possibilidade real de nós produzirmos vários compostos químicos a partir dessa salmoura. Os principais são o brometo de sódio, óxido de magnésio, cloreto de sódio, carbonato de sódio, cloreto de amônia e barrilha, sendo que este último produto é importado para consumo no Brasil”, exemplificou Carvalho.

Ainda em sua apresentação, o geólogo apontou o potencial econômico para o país: “trata-se de um projeto pioneiro no Brasil, com potencial para atrair mais de 100 milhões de dólares em investimentos, impactando positivamente a economia da região”, detalhou o chefe do projeto.

Já o presidente da Bahia Verde Minerals Ltda, Steve Norcini, ressaltou a melhoria do ambiente de negócios no Brasil nos últimos anos, o que favorece iniciativas inovadoras no setor mineral. “Temos visto, na prática, uma maior abertura para novos projetos. Empresas e órgãos reguladores estão trabalhando juntos para viabilizar empreendimentos como esse, que podem gerar empregos e fortalecer a economia local”, disse Norcini.

Na ocasião, o norte-americano também destacou que o Brasil tem uma posição estratégica no comércio global de commodities, com potencial para negociar tanto com os Estados Unidos quanto com a China, o que pode trazer vantagens comerciais ao país.

Notícias relacionadas