Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

23 de maio de 2023

Estágio é oportunidade de inovação para as empresas

Educação Estágio IEL Inovação

Nas últimas décadas, as práticas de estágio mudaram bastante no Brasil. Se há 20, 30 anos esta modalidade – que ao mesmo tempo é um ato educativo e uma forma de empresas estruturarem equipes – o estagiário era visto, muitas vezes, como mão de obra de menor custo, atualmente esses estudantes são encarados por muitos gestores como agentes de inovação.

O jovem que está na universidade ou em outra instituição de ensino tem contato com novas tecnologias, informações, metodologias, formas de fazer e de pensar. Desta forma, “Tanto o bolsista como aprendiz ou estagiário oxigenam as organizações, contribuindo para a melhoria dos processos. As pessoas pensam que, para haver inovação, precisa ser algo gigante, mas ela pode acontecer em aspectos muito simples, que trazem impactos para a organização”, afirma o coordenador de Processo e Negócios da Gerência de Desenvolvimento de Carreiras do IEL Bahia, Afonso Andrade.

O especialista em Gestão de Talentos da Continental Pneus, em Camaçari, Felipe Yamashida, que passou por programas de estágio em outras empresas antes da função que exerce, conheceu as dores e desafios dos estudantes contratados nesta modalidade. Atualmente, ele busca criar uma experiência melhor para os “estags”, como os chama carinhosamente, onde trabalha.

“É o estágio que te prepara, de fato, para o mercado de trabalho. O aprendizado prático é que faz você desenvolver habilidades, aprender a trabalhar em equipe e poder se preparar para algo ainda mais desafiador, que é o início da carreira”, defende o profissional, que é responsável pelo programa de estágio da Continental.

A fabricante de Pneus foi a vencedora do Prêmio IEL de Estágio 2022 (Hoje Prêmio IEL de Talentos), na categoria Empresa Inovadora de grande porte, iniciativa que reconhece a qualidade dos programas de estágio, de aprendizagem e bolsas de inovação, contribuindo para a conexão entre estudantes, instituições de ensino, bolsistas, empresas e o mercado de trabalho.

Yamashida acrescenta que o Prêmio também é uma oportunidade de fazer networking, trocas de conhecimento, aprendizagem e obter referências de boas práticas. “É um lugar de abundância, de crescimento, e de uma parceria muito grande para somar e criar, cada vez, mais estágios humanizados nas organizações”, afirma.

Inscrições abertas – Até 31 de maio empresas e estudantes podem se inscrever Prêmio IEL de Talentos 2023. Criado em 2004 pelo IEL Bahia e o Fórum de Estágio da Bahia, o prêmio celebra e dá visibilidade a boas práticas de estágio nas organizações e projetos de inovação, além de auxiliar as instituições concorrentes a aprimorar seus projetos de treinamento e formação profissional desses jovens.

O prêmio conta com três categorias. A primeira delas é categoria Estágio, que contempla a empresas, instituições de ensino e estagiários, nas modalidades Empresa Inovadora, Educação Inovadora e Estagiário Inovador. A segunda é a Inova Talentos, que, com as modalidades Artigo Inovador e Projeto Inovador, reconhece projetos de inovação. Há ainda uma etapa exclusiva para o prêmio na Bahia, a categoria Aprendizagem, que celebra a qualidade dos programas de aprendizagem a partir do cumprimento da Lei 10.097/2000.

“Participar do Prêmio é uma oportunidade para organizações e estudantes, que se tornam exemplos pelo impacto social. Todos os envolvidos passam a fazer parte de uma cadeia na construção de futuros prósperos”, explica o superintendente o IEL-BA, Evandro Mazo.

Afonso Almeida fala sobre estágio como agente de inovação e engajamento para as organizações.
Felipe Yamashida fala sobre a importância do estágio e das oportunidades geradas pelo Prêmio IEL.

O IEL destaca alguns motivos para você contratar estagiários para sua empresa:

  1. Diversidade Geracional:

Jovens das gerações Y, millennial e Z são considerados nativos digitais. O contato com as tecnologias e inovações está no dia a dia dessas gerações, o que poderá trazer ideias inovadoras, apoiando a transformação de processos de uma organização, e tornando-os mais leves. A contratação desses jovens pode apoiar na oxigenação do ambiente, com mais criatividade e, possivelmente, novas perspectivas.

  1. Vontade de aprender:

A maioria dos jovens tem vontade de aprender, colocar em prática o que está aprendendo, seja no ensino médio, técnico ou na graduação. São engajados e valorizam as ações que despertem neles os desafios. Em alguns casos, a confirmação da área de trabalho escolhida surge neste momento da vivência prática propiciada pelo estágio, em que estão sendo apresentados a habilidades que, inicialmente, não conheciam ou não tem domínio, a exemplo do perfil de liderança e gestão de tempo, duas habilidades tão importantes para o mundo corporativo atual.

  1. Possibilidade de formar um futuro profissional:

Muitos jovens procuram as oportunidades com o objetivo de serem absorvidos pela empresa, dando preferência a empresas que compartilhem de ações com impacto social, formação de talentos, bom clima organizacional e que estejam alinhadas com um propósito maior. Para as organizações esta é uma condição interessante para reter e desenvolver futuros colaboradores, considerando a escassez de profissionais qualificados em algumas áreas.

De acordo com Glecimar Fabrin Pozza, especialista em Comunicação e Marketing do IEL-BA, “é importante que a empresa apoie no desenvolvimento do perfil corporativo dos jovens, conforme os valores e propósito da empresa, que o supervisor de estágio tenha uma atuação que fortaleça o aprendizado, engajamento e treinamento desse jovem,  isso fortalece o comprometimento e possibilita que os jovens acessem mais o ambiente corporativo, possibilitando um grande aprendizado para o início da vida profissional”, afirma.

Notícias relacionadas