Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

27 de outubro de 2023

Escolas promovem Roda de Conversa sobre violência na escola

Escola SESI SESI
Foto: Shutterstock

Encontro será realizado no auditório da FIEB, nesta terça-feira, dia 31.10, e é restrito a convidados

Em pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e divulgada em reportagem do portal G1, em março deste ano, o Brasil aparece em lugar de destaque no ranking da violência escolar. Ambiente propício ao bullying, intimidação, abuso verbal e agressividade são situações que fazem parte desta realidade nas escolas brasileiras.

Diante deste cenário, o Serviço Social da Indústria (SESI), por meio da Escola SESI, em parceria com os colégios Antônio Vieira, Oficina e Cândido Portinari e Escola Casa da Infância, com o apoio do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia (Sinepe-BA), realizam uma Roda de Conversa, na próxima terça-feira, dia 31.10, às 13h30, no auditório da FIEB. O objetivo é debater o tema e buscar respostas para o enfrentamento desta realidade.  

“A questão da violência nas escolas é um tema que nos preocupa a todos, enquanto gestores, pais e educadores. Ao mobilizar outras escolas e o Sinepe-Ba para debater o tema, nossa ideia foi trazer esta discussão para nosso dia a dia e quem sabe até vislumbrar a possibilidade de se criar um fórum permanente de debate sobre esta temática”, explica o diretor superintendente do SESI, Armando da Costa Neto.

A superintendente de Educação e Cultura do SESI Bahia, Cléssia Lobo, lembra que “educação se faz no coletivo, na colaboração e por vezes não só dentro da escola, mas se reunindo com outras escolas, educadores, famílias, sociedade, principalmente problemas complexos como o da violência em que as preocupações e problemas comuns podem ser resolvidos com experiências e trocas de práticas em rede”.

Com o tema “Caminhos para promoção da convivência e enfrentamento das violências nas Escolas”, a Roda de Conversa terá como palestrantes Danila Di Pietro, César Amaral Nunes e Fabian Maia. Danila di Pietro é pedagoga e licenciada em Letras, pesquisadora da área de Psicologia Moral e suas relações com as competências socioemocionais e a promoção de convivência ética, integrando Grupos de Estudos sobre educação moral, raça e gênero vinculados à Unesp/Unicamp).

Já César Amaral Nunes é doutor em Física Teórica pela Universidade Técnica de Munique, especialista em Ensino para a Compreensão e Avaliação da Compreensão pela Faculdade de Educação de Harvard e na Implementação de Políticas Públicas pela Kennedy School de Havard e pesquisador associado ao grupo “Ética, Diversidade e Democracia na Escola Pública” da Unicamp e ao grupo de estudos e pesquisas em educação moral – Unesp/Unicamp).

Fabian Maia é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, especialista em combate à corrupção e à lavagem de dinheiro pela Universidade Católica de Brasília, além de auditor da Controladoria-Geral da União (CGU), entidade da qual é ex-diretor de Responsabilização de Agentes Públicos.  

O evento é restrito a convidados das escolas e redes de educação envolvidas.

Notícias relacionadas