Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

8 de junho de 2022

Escola SESI é finalista na Feira Brasileira de Jovens Cientistas

Escola SESI Iniciação Científica SESI

Evento será realizado no período de 23 a 26 de junho com a participação de estudantes de ensino médio de todo o país; SESI Bahia participa com 20 projetos finalistas

Alunos da Escola SESI em sala de aula. Instituição tem 20 projetos na FBJC Foto: Gilberto Jr/Coperphoto/Sistema FIEB

Vinte projetos de pesquisa de estudantes da Escola SESI de Salvador e do interior da Bahia foram selecionados e são finalistas da 3ª edição da Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC).  Voltado para estudantes de Ensino Médio, o evento tem como objetivo fomentar a produção científica no Brasil e contribuir para dar visibilidade à iniciação científica no Ensino Médio.

Além dos 20 projetos finalistas já confirmados, a Escola SESI tem dois projetos aprovados com ressalva que necessitam de esclarecimentos e ajustes para serem incluídos na lista de finalistas. A FBJC será realizada em ambiente virtual no período de 23 a 26 de junho.

A Escola SESI Reitor Miguel Calmon, de Salvador, é a escola com maior número de projetos finalistas. São 11 no total que tratam de temáticas diversas no campo das ciências sociais. A Escola SESI Anísio Teixeira, de Vitória da Conquista teve seis projetos acolhidos entre os finalistas, um deles aprovado com ressalva.  Os projetos identificados como aprovados com ressalvas poderão ser aprovados como finalistas mediante esclarecimentos e/ou alterações.

Na sequência, a Escola SESI José Carvalho, de Feira de Santana, teve três projetos confirmados e um sob ressalva, totalizando 4 projetos finalistas na FBJC e a Escola Sesi Adonias filho, de Ilhéus, com um projeto na lista de aprovados.

A Rede SESI de Educação participa dos principais eventos científicos realizados no Brasil, incluindo a Febrace, Mostratec e, no âmbito estadual, dos eventos pré-universitários promovidos pela Universidade Federal da Bahia.

De acordo com o professor Fernando Moutinho, gerente responsável pelo desenvolvimento da iniciação científica na Rede SESI, investir na formação científica dos alunos é uma prioridade em todas as escolas, dotadas de infraestrutura para o desenvolvimento de atividades em ciência. O SESI Bahia mantém inclusive um programa de incentivo que inclui a concessão anual de 50 bolsas de iniciação científica concedidas aos alunos das escolas da capital e interior.

CONFIRA A LISTA COMPLETA DOS PROJETOS SUBMETIDOS AO FBJC

ESCOLA SESI REITOR MIGUEL CALMON – SALVADOR

COZINHATERAPIA: POSSIVEL AÇÃO TERAPÊUTICA PARA PORTADORES DE FIBROMIALGIA COM SINTOMAS DE TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA NO PERÍODO DA PANDEMIA.

A DISPUTA TERRITORIAL ENTRE A COMUNIDADE QUILOMBOLA RIO DOS MACACOS E A MARINHA BRASILEIRA

QUESTÕES SOCIAIS URBANAS: UMA ANÁLISE ENTRE A SÉRIE TODO MUNDO ODEIA O CHRIS E O LIVRO A CIDADE CONTEMPORÂNEA

TRÂNSITO EM PIRAJÁ – UMA ANÁLISE SOCIAL DOS ENGARRAFAMENTOS NA PERIFERIA DE SALVADOR

O CONTEXTO HISTÓRICO DA AVENIDA SETE DE SETEMBRO E A RELAÇÃO COM A IMIGRAÇÃO DE ASIÁTICOS

OCUPAÇÃO E FORMAÇÃO DA RUA DO SOS: UM ESTUDO DE CASO NO BAIRRO DA FAZENDA GRANDE DO RETIRO – SALVADOR/BA

RACISMO RECREATIVO NAS MÍDIAS DIGITAIS: UMA ANÁLISE DE DISCURSOS JORNALÍSTICOS A PARTIR DOS REALITIES SHOWS.

A CULTURA DO CANCELAMENTO NAS REDES SOCIAIS: A PERCEPÇÃO DAS RELAÇÕES DE LAÇOS FORTES E LAÇOS FRACOS.

CULTIVATEC: ESTUFA AUTOMATIZADA PARA PRODUÇÃO E CULTIVO DE PRODUTOS ORGÂNICOS

TECNOLOGIA E JUVENTUDE CONTEMPORÂNEA: COMO OS JOVENS ACESSAM A INFORMAÇÃO?

APPANC: DESENVOLVIMENTO DE UM APP PARA DIFUSÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE AS PANCS

ESCOLA SESI JOSÉ CARVALHO – FEIRA DE SANTANA

ANTIOXIDANTE PARA O TRATAMENTO DA CATARATA

APLICATIVO PARA MONITORAMENTO DO CONSUMO DE TORNEIRA RESIDENCIAL

UTILIZAÇÃO DE BIODIGESTOR PARA REDUÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NAS FEIRAS LIVRES E PRODUÇÃO DO ÁLCOOL ETÍLICO A PARTIR DO BIOFERTILIZANTE OBTIDO.

APRENDIZAGE, UM MÉTODO PARA QUEM NÃO ESTÁ NO “PAÍS DAS MARAVILHAS”, MAS QUER SER ALICE – APRENDER, LIDERAR, INOVAR, CRIAR E EMPREENDER!

*Os projetos identificados como aprovados com ressalvas poderão ser aprovados como finalistas mediante esclarecimentos e/ou alterações.

ESCOLA SESI ADONIAS FILHO – ILHÉUS

AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO MICROBIANO NO SOLO USADO NA AGRICULTURA FAMILIAR FRENTE AO TRATAMENTO COM CASCAS DE CARANGUEJO

ESCOLA SESI ANÍSIO TEIXEIRA – VITÓRIA DA CONQUISTA

EXPERIMENTAÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO: ESTUDO DE CASO PAUTADO EM METODOLOGIAS ATIVAS

APLICAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DA LINGUAGEM ARTÍSTICO-MUSICAL COMO PROCEDIMENTO TERAPÊUTICO ALTERNATIVO PARA INDIVÍDUOS PORTADORES DO ALZHEIMER

O PROCESSO DE AUTOPUBLICAÇÃO NO APLICATIVO WATTPAD COMO POSSIBILIDADE PARA A DIFUSÃO DOS ESCRITOS DE JOVENS AUTORAS

IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DE MANUSCRITOS DO IMPÉRIO PORTUGUÊS (1500-1800) PARA POSTERIOR TRANSCRIÇÃO AUTOMÁTICA

ALELOPATIA DOS EXTRATOS AQUOSOS DE MENTHA PIPERITA E OCIMUM BASILICUM NA GERMINAÇÃO E CRESCIMENTO DE PLÂNTULAS DE CAPSICUM ANNUUM

EXPERIMENTAÇÃO DA TRÍADE: ALUNO-ESCOLA-RESPONSÁVEIS COMO VETOR PARA O SUCESSO ACADÊMICO DO DISCENTE DO ENSINO MÉDIO REGULAR

Notícias relacionadas