17 de novembro de 2021

Encontro com a Receita Federal apresenta tendências e projetos na área aduaneira

FIEB

O evento, no dia 24.11, será realizado pelos conselhos de Assuntos Fiscais e Tributários e de Comércio Exterior da FIEB

Projetos Aduaneiros da Receita Federal para a Facilitação do Comércio Exterior é o tema do quarto evento da série Encontros com a Receita Federal, que será realizado no dia 24 de novembro, das 14 às 16h, por meio da plataforma Microsoft Teams. As inscrições poder ser feitas por meio deste link.

O evento é realizado pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), por meio dos conselhos de Assuntos Fiscais e Tributários (CAFT) e de Comércio Exterior (COMEX), juntamente com a Receita Federal do Brasil (5ª Região Fiscal).

Neste quarto encontro, o convidado é o auditor fiscal Rodrigo da Silva Salles Nascimento, chefe da Divisão de Administração Aduaneira, da Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil, na 5ª Região Fiscal.

Trata-se de uma oportunidade para advogados e contadores atualizarem seus conhecimentos sobre o papel da aduana nas operações de comércio exterior e sobre as orientações mais atuais da Organização Mundial das Aduanas.

Também serão apresentados os projetos que a Receita Federal vem implementando para aperfeiçoar o serviço, a exemplo de Operador Econômico Autorizado, Time Release Study e Portal Único do Comércio Exterior. Também serão apresentadas as melhorias na atuação dos intervenientes da cadeia logística.

Os interessados em participar podem enviar perguntas para o e-mail eventoscaft@fieb.org.br, com antecedência mínima de 24 horas da data do evento. Os participantes também poderão enviar perguntas, durante a transmissão on line, por meio do chat da sala virtual.

IV ENCONTRO COM A RECEITA FEDERAL

Tema: Projetos Aduaneiros da Receita Federal para a Facilitação do Comércio Exterior:

14h Abertura – Apresentador e debatedor: Oscar Mendonça, Conselheiro do CAFT/FIEB, Advogado, Professor Titular da UNIFACS e Presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB-BA.

Palestrante: Auditor Fiscal Rodrigo da Silva Salles Nascimento – Chefe da Divisão de Administração Aduaneira da Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil na 5ª Região Fiscal.

15h30 – Perguntas e respostas.

16h – Encerramento.