Empresas de Jacobina avançam em ESG com apoio do Procompi
IEL, FIEB e CIMATEC capacitaram fornecedores da Pan American Silver por meio de programa nacional em parceria com a CNI e o Sebrae
Com foco no fortalecimento da cadeia de suprimentos e no estímulo a práticas sustentáveis, a Pan American Silver concluiu recentemente as ações do projeto aprovado no Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Sebrae Bahia. A iniciativa beneficiou 34 indústrias de micro e pequeno portes da cadeia de fornecimento da mineradora com capacitações em ESG (ambiental, social e governança), sendo que 12 passaram também por consultoria individual.
A ação foi orientada pela Gerência de Meio Ambiente e Responsabilidade Social (GMARS) da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). “Nesse projeto nós contribuímos desde a construção da proposta, até o acompanhamento das ações, garantindo que os conteúdos estivessem alinhados aos desafios reais da cadeia de fornecimento. Nosso papel é apoiar as empresas na compreensão e na adoção de boas práticas ambientais, sociais e de governança, contribuindo para uma indústria mais sustentável, competitiva e integrada às exigências do mercado”, detalha Arlinda Negreiros, Gerente da GMARS.
O SENAI CIMATEC ganhou a licitação e ação foi executada sob coordenação da especialista Arilma Tavares. Segundo ela, a proposta surgiu da identificação, por parte da Pan American Silver, da necessidade de amadurecer sua cadeia de suprimentos quanto às práticas sustentáveis. “Eles viram a oportunidade de implantar essa ação via o Procompi e, juntamente com o IEL e a FIEB, submeteram o projeto ao edital, sendo contemplados. A partir daí, executamos o serviço por meio de licitação”, explica.
O encerramento do projeto foi celebrado com um evento que reuniu representantes das empresas participantes, instituições parceiras e lideranças locais. Na ocasião, foram apresentadas as ações implementadas por cada empresa nos eixos ambiental, social e governança, gerando impacto positivo para a sociedade e negócios.
Entre as práticas desenvolvidas, estão a instalação de caixas de sugestões para promover a escuta ativa, programas de ginástica laboral e concessão de benefícios como o Gympass. Uma das ações que mais se destacou foi a campanha de arrecadação de alimentos, liderada por um restaurante participante, que mobilizou outras empresas da região em uma corrente solidária.
“Foi emocionante ver a evolução das empresas. Muitas delas achavam que ESG era algo apenas para grandes corporações, mas perceberam que é possível começar com pequenas ações e, aos poucos, ampliar sua atuação. O projeto mostrou que, mesmo com pouco tempo, é possível gerar transformação”, afirma Arilma.
A técnica de segurança do trabalho Fabiane Nascimento, da empresa Expresso Planalto, que presta serviços de fretamento para a Pan American Silver desde 2021, destaca os impactos da participação no projeto. “Foi uma caminhada enriquecedora, que nos permitiu identificar pontos de melhoria e implementar práticas que antes não faziam parte do nosso dia a dia. Agora, buscamos até uma certificação”, relata.
O Procompi é um programa nacional coordenado na Bahia pelo IEL, que articula e executa projetos com foco no aumento da competitividade de micro e pequenas indústrias. “Até o final do ano, executaremos 17 projetos em diferentes setores, como vestuário, mineração, alimentos e bebidas, com temáticas que incluem gestão, capacitação técnica, inteligência artificial e ESG”, explica Sandra Pasta, coordenadora do IEL.