Empresários participam de seminário com representantes da China e SINO-LAC
Representantes de diversos setores e segmentos econômicos participaram do encontro, realizado no auditório da FIEB
Com a participação de representantes de entidades empresariais e do setor público, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia recebeu nesta terça-feira, 22.10, os integrantes da Missão da Plataforma Integrada de Serviços Econômicos e Comerciais Sino-Latino-Americana (SINO-LAC).
O encontro foi realizado no auditório da federação, no Stiep, e foi aberto pelo presidente Carlos Henrique Passos, que, ao lado do diretor superintendente do Sebrae, Jorge Khoury, e do deputado federal Daniel Almeida, deram as boas-vindas aos integrantes da SINO-LAC. Representando a delegação, também integraram a mesa Zhu Chuangxin, chefe da Zhuhai Sino-Lac Supply Chain e Hu Ping, diretora da Associação da Amizade Sino-Brasileira, bem como Marcius Nei, representante da Sino-Lac Brasil.
A delegação, que chegou a Salvador no dia 20 de outubro, permanece no estado até esta quinta-feira, 24.10. Nesta quarta-feira, 23.10, a comitiva visita o SENAI Cimatec, antes de seguir para São Paulo. A agenda de visitas ao Brasil começou no início do mês e incluiu Brasília e os estados do Mato Grosso, Pará e Amazonas.
A missão comercial foi precedida da visita de uma delegação brasileira à Grande Baía de Guangdong, na China, no mês de agosto. A FIEB foi representada pelo vice-presidente Murilo Xavier. Durante o encontro desta terça-feira, Xavier apresentou um resumo da sua visita e as oportunidades de negócios da Bahia com a China.
O presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, destacou a importância deste encontro, que reuniu representantes de diversos segmentos econômicos interessados em aprofundar as relações da Bahia com a China, parceira importante nas relações comerciais com o estado.
“Temos uma oportunidade de aprofundar esta cooperação e a partir deste intercâmbio encontrar caminhos para apoiar no desenvolvimento da Bahia e melhorar a nossa infraestrutura. A China já participa de alguns projetos na Bahia e sua capacidade de inovação serve como grande referência para nós que precisamos resgatar o papel da indústria no Brasil”, destacou.
O vice-presidente da FIEB, Murilo Xavier, ressaltou que a China representa uma oportunidade de parceria e trocas para com a Bahia e convocou os empresários presentes a explorarem estas possibilidades na busca de um maior intercâmbio tecnológico o comercial com o estado chinês.
O diretor-superintendente do SEBRAE-BA, Jorge Khoury, destacou a expectativa de ampliar as possibilidades de cooperação e colocou a entidade a serviço dos empresários baianos. Ele ressaltou que o SEBRAE-BA está preparado para contribuir naquilo que seja necessário para que as pequenas e microempresas baianas possam ser integradas neste processo. “Estamos alinhados com as entidades de classe e com o poder público do estado da Bahia no sentido de nos prepararmos para fazer o melhor neste intercâmbio entre a Bahia e a China”
O deputado Daniel Almeida, presidente do grupo da amizade com a China no parlamento brasileiro, falou do quanto se sente honrado por desenvolver este trabalho de facilitador nas iniciativas de colaboração entre o Brasil e a China. “Estamos apenas no início desta caminhada e ainda temos muito caminho a percorrer”, destacou.
A diretora da Associação da Amizade Sino Brasileira, Hu Ping, lembrou os 50 anos de amizade entre a China e o Brasil e da satisfação de poder participar desta comitiva que busca ampliar as relações com o Brasil e as oportunidades de negócios.
Após a abertura, os representantes da SINO-LAC fizeram uma apresentação, detalhando as oportunidades de negócios e a plataforma sediada na província de Zhuhai.