Empresa mostra como reduziu os custos com acidentes e afastamentos em Guanambi
Indústria apresentou case durante evento Agenda Estratégica SESI em SSI, realizada dia 24.10
As estatísticas dos acidentes de trabalho no Brasil e a estratégia das empresas para reduzi-los por meio de ações de prevenção e gestão eficiente dos riscos ocupacionais foram os temas que a engenheira de Segurança do Trabalho do SESI, Juliana Messias, apresentou a cerca de 40 empresários e profissionais da área de segurança do trabalho nesta segunda-feira, 23.10, na CDL de Guanambi.
A palestra integrou a programação da Agenda Estratégica SESI em SSI, evento que contou com a presença da diretoria da Associação Industrial de Guanambi (AIG) e que buscou conscientizar os participantes para a importância de se implementar uma boa gestão de segurança e saúde no trabalho (SST).
Durante o evento, Flávio César Moreira Vilas Boas, supervisor de Recursos Humanos da Cerâmica Alves, apresentou um case da empresa que registra uma redução do índice de acidentes de trabalho e dos custos na gestão dos afastamentos.
“Temos uma experiência de dez anos de parceria com o SESI e neste período não registramos processos trabalhistas graças à amarração destas ações de SST que o SESI acaba nos respaldando”, explica Vilas Boas. Para ele, o principal ganho é que as equipes acabam desenvolvendo um “olhar mais crítico diante dos riscos a que o trabalhador está exposto na nossa indústria”, revela.
Ele também falou da importância de uma ferramenta disponibilizada pelo SESI, a plataforma do SESI Viva+, que auxilia a empresa na gestão dos afastamentos e dos itens de segurança.
Foi a segunda edição da Agenda Estratégica SESI em SSI em Guanambi. De acordo com Paulo Sena, técnico responsável pelo escritório do SESI na cidade, o objetivo foi mostrar a importância das ações preventivas nas áreas de saúde e segurança e como trazer esta agenda de redução de riscos para o dia a dia. “O objetivo do SESI é apoiar as empresas na redução de custos e na elucidação das questões legais. Para isso estamos ampliando ainda mais o nosso portfólio de serviços, adaptado aos diferentes portes de empresa”, explica.
O SESI está em processo de expansão em Guanambi e vem reestruturando seu escritório para estar mais próximo da comunidade empresarial, explica Paulo Sena. Na prática, isso representa a ampliação do número de empresas atendidas e a formalização de novos contratos, que no último ano teve um incremento de mais de 500% em relação à aquisição de novos clientes.
Como parte das ações de expansão, está prevista para 2025 a inauguração de uma nova unidade dotada de toda a infraestrutura de serviços ocupacionais do SESI, que inclui os serviços de odontologia e promoção da saúde.