Empresa deve focar no futuro em um cenário de incertezas, diz especialista
Convidado do CIEB, o consultor Cézar Souza falou para 120 empresários sobre como crescer em um ambiente de negócios marcado por altas taxas de juros e baixo crescimento
Com a participação de 120 empresários, o Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB) realizou na manhã desta quinta-feira, 18/05, a 3ª edição do Café Empresarial CIEB, que teve como tema “Conexão que gera resultados”. O evento foi aberto pelo vice-presidente do CIEB, Eduardo Sá, e teve como convidado especial o empresário e consultor Cézar Souza, presidente do Grupo Empreenda, empresa de consultoria nas áreas de estratégia empresarial, desenvolvimento de líderes e inovação.
De acordo com Cézar Souza, o momento é de desafios e “a travessia entre 2023 e 2025 vai exigir uma clareza muito grande de onde queremos chegar. Será necessário definir qual é a ponte que devemos construir para atravessar o rio”, apontou. Segundo ele, o cenário de baixo crescimento e as altas taxas de juros impactam o desempenho dos negócios e será preciso planejar cada vez mais e melhor.
Na palestra, que teve como tema “Como garantir o amanhã da sua empresa: uma reflexão”, ele destacou a importância de dar consciência ao empresário de que em um momento de incertezas a empresa precisa focar ainda mais no futuro. “Muita gente continua dirigindo a empresa com olhar no espelho retrovisor. Olha para o passado, com uma certa nostalgia, e muito submerso nas crises e nos problemas do presente. Sempre gosto de recomendar um olhar para o futuro”, destaca.
“Muita gente continua dirigindo a empresa com olhar no espelho retrovisor. Olha para o passado, com uma certa nostalgia, e muito submerso nas crises e nos problemas do presente. Sempre gosto de recomendar um olhar para o futuro”
César Souza, presidente do Grupo Empreenda
Para Cézar Souza, os empresários precisam definir alguns pilares, entre eles, qual é o propósito da empresa e como escolher melhor seus clientes. “Existe um pensamento de muitos empresários de que o que cair na rede é peixe. Com isso, deixam de focar no cliente-alvo e acabam perdendo oportunidades”, explica.
Outro ponto chave é deixar de definir com clareza os resultados que se deseja obter. Na avaliação do especialista, não basta focar em faturamento e rentabilidade. Mais do que isso, sinaliza, é importante fazer uma gestão eficaz para garantir uma geração líquida de caixa e um retorno sobre o investimento. Outros elementos que ele julga importante são otimizar a gestão de equipes e pessoas e saber separar o urgente do importante.
O Café Empresarial tem por objetivo estimular o ambiente de negócios, o compartilhamento de tendências e boas práticas de gestão. O evento foi realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).
“O CIEB, através do Café Empresarial e de outros eventos que realiza ao longo do ano, tem o objetivo de trazer temas e palestrantes que possuam uma experiência relevante em assuntos transversais para esta troca de experiências”, destacou o vice-presidente da entidade, Eduardo Sá, na abertura do evento.
DOAÇÕES
Ele também agradeceu as empresas pelo apoio às Obras Sociais de Irmã Dulce, entidade que foi beneficiada com doações dos participantes do Café Empresarial. Na oportunidade, anunciou que na próxima edição o evento o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) será a instituição apoiada. O evento contou com o apoio das empresas Tronox, Biondi Advogados e BP Investimentos para sua realização.