Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

10 de dezembro de 2024

Embaixadora da Finlândia é recebida pela vice-presidente da FIEB

CIN Exportações FIEB

Com interesse potencial nos setores de mineração, indústria florestal, digitalização, energias renováveis e bioeconomia, a embaixadora da Finlândia no Brasil, Johanna Karanko, em visita oficial à Bahia, esteve nesta terça-feira, 10.12, na Federação das Indústrias do Estado da Bahia. Ela foi recebida pela vice-presidente Renata Muller, que representou o presidente Carlos Henrique Passos.

A embaixadora esteva acompanhada do comissário de comércio do Business Finland, Matti Landin, de Luiz Fernando Castro, gerente de serviços da Normet, e de Tiago Nunes, diretor de Mineração e Metais da Afry, empresas finlandesas que têm atuação no Brasil. O superintendente de Atração de Investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE), Luciano Torres, também participou do encontro, representando o secretário Angelo Almeida, além da gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEB, Patrícia Orrico.

Além da FIEB, a embaixadora também esteve no SENAI Cimatec, participou de uma reunião na Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e foi recebida pelo vice-governador Geraldo Junior.

O objetivo da visita foi apresentar as potencialidades da Finlândia e identificar oportunidades de negócios no estado. “Foram quase três dias de visita à Bahia e uma oportunidade de conhecer o que o estado tem a oferecer”, destacou Johanna Karanko. Renata Muller se comprometeu a compartilhar as informações e áreas de interesse das da Finlândia para realizar negócios na Bahia e lembrou o papel da Federação de mobilizar os empresários do setor.

A comitiva também veio à Bahia para divulgar a realização do Fórum Mundial de Economia Circular 2025, nos dias 13 e 14 de maio, em São Paulo. A Finlândia foi um dos primeiros países do mundo a desenvolver uma estratégia nacional para a economia circular e busca tornar-se líder global nesse segmento.

A Bahia é o terceiro estado do país que mais exporta para a Finlândia, especialmente produtos minerais, como o cobre, e café. A Finlândia se faz presente na Bahia com participação na indústria de papel e celulose e na mineração, com o fornecimento de equipamentos para a indústria de extração mineral. Mas o país tem outras potencialidades e pretende ir além neste intercâmbio comercial.

Notícias relacionadas