15 de dezembro de 2021

Embaixador Irã visita a FIEB e fala sobre parcerias comerciais

CIN FIEB
O embaixador do Irã Hossein Gharibi foi recebido pelo vice-presidente da FIEB Angelo Calmon de Sá Jr. Foto: Jefferson Peixoto/Sistema FIEB

Pela primeira vez na Bahia desde que assumiu o cargo em 2020, o embaixador do Irã no Brasil, Hossein Gharibi, visitou a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) nesta terça-feira (14.12), para identificar oportunidades de parcerias. Ele foi recebido pelo vice-presidente da FIEB e presidente do Conselho de Comércio Exterior da instituição, Angelo Calmon de Sá Jr, pelo superintendente da FIEB, Vladson Menezes, e pela gerente do Centro Internacional de Negócios da Bahia (CIN), Patrícia Orrico.

Durante a visita, o embaixador reiterou o propósito de estimular o comércio bilateral. “A razão de eu estar aqui é para construir parcerias diretas entre o Irã e a Bahia. Queremos avaliar os potenciais do estado e identificar como estabelecer esta relação”, pontuou Hossein Gharibi, que demonstrou interesse na área de mineração, em produtos como alumínio e ferro.

O superintendente da FIEB, Vladson Menezes, destacou que a mineração é um segmento em crescimento na Bahia e colocou a Federação à disposição para intermediar reuniões entre o embaixador e representantes de empresas do setor.

Já o vice-presidente da FIEB, Angelo Calmon de Sá Jr., falou sobre a FIOL (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) e o porto Sul, explicando que esses equipamentos devem contribuir para o escoamento de diversos produtos baianos e devem contribuir para o desenvolvimento do setor de mineração no estado. Como o Irã é um grande importador de grãos, especialmente de milho e soja do Brasil, o vice-presidente da FIEB falou sobre a produção de soja na região oeste do estado e sinalizou que esta também pode ser uma oportunidade para parcerias comerciais.