1 de abril de 2022

Embaixador do Azerbaijão visita a FIEB para falar de cooperação bilateral

Comércio Exterior FIEB

Com o objetivo de estreitar laços, visando a ampliação das trocas comerciais e da cooperação bilateral, esteve nesta sexta-feira (1º), na FIEB, Embaixador do Azerbaijão, Elkhan Polukhov. Acompanhado do presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Azerbaijão, o deputado federal Claudio Cajado (PP), ele foi recebido pelo vice-presidente da Federação, Angelo Calmon de Sá Jr., o superintendente da casa, Vladson Menezes, e a analista de Desenvolvimento Industrial, Alice Joannon.

O encontro aconteceu na sede da FIEB, em Salvador. Fotos: Gilberto Jr./Coperphoto/Sistema Fieb.

No encontro, o grupo falou sobre os produtos que a Bahia pode passar a exportar para o país do extremo leste europeu, a exemplo de soja (óleo e grão), milho, óleo de girassol e carne de frango, dos quais o Azerbaijão carece. “A Bahia tem toda condição de suprir estas necessidades, especialmente a região de Barreiras, no Oeste do estado, que é produtora, e onde temos duas unidades do Sistema FIEB, podendo dar suporte aos negócios”, afirmou Angelo Calmon de Sá Jr.

O conflito entre Rússia e Ucrânia impactou o fluxo do comércio exterior na região, criando, por outro lado, oportunidades logísticas. De acordo com Elkhan Polukhov, um acordo recém-assinado vai possibilitar que produtos do Azerbaijão, Turquia e Georgia, sejam transportados diretamente de portos turcos para a China. “A guerra está afetando todos nós, mas estamos buscando alternativas. Neste cenário, novas parcerias são bem-vindas”, disse o Embaixador.

Desde o ano passado, a Bahia importa Ureia do Azerbaijão, utilizada na indústria, em Camaçari. No entanto, o país região do Cáucaso tem interesse em colaboração para desenvolver projetos em diversas áreas, como a de óleo e Gás. Vladson Menezes sinalizou que uma visita de empresários do leste europeu pode ser facilmente agendada no centro tecnológico do SENAI CIMATEC.