Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

20 de janeiro de 2022

Embaixador de Israel é recebido na FIEB

CIMATEC CIN FIEB
Embaixador de Israel (D) é recebido na FIEB pelo vice-presidente Carlos Henrique Passos Fotos: Gilberto Jr./Coperphoto/Sistema FIEB

Há cinco meses à frente da embaixada de Israel no Brasil, o embaixador Daniel Zonshine, está em visita oficial à Bahia e nesta quinta-feira, 20.01, esteve na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). O embaixador foi recebido pelo vice-presidente Carlos Henrique Passos. O objetivo foi identificar futuras oportunidades de negócios entre Israel e a Bahia, bem como possibilidades de intercâmbio de tecnologias.

Daniel Zonshine explicou que a escolha da visita à Bahia neste período se deu principalmente em razão da doação de equipamentos de tratamento de água destinada às comunidades afetadas pelas recentes chuvas no estado. “A melhor maneira de ajudar é disponibilizando tecnologias que Israel desenvolve e que são únicas”, explicou o embaixador.

Em relação a futuras parcerias, ele ressaltou a importância de identificar as necessidades e habilidades de Israel e dos baianos para promover um maior intercâmbio entre o país e o Estado. “Acredito que há bastante potencial que nos permite justificar aos potenciais investidores israelenses por que escolher a Bahia”.

Carlos Henrique Passos, que representou o presidente da FIEB, Ricardo Alban, avaliou que “o embaixador trouxe diversos pontos que Israel tem domínio de tecnologia e têm a ver com as necessidades do nosso estado, em especial, na questão do melhor aproveitamento e tratamento da água”. Ele acredita que um intercâmbio maior entre a Bahia e Israel pode gerar bons resultados. “Quem sabe o melhor caminho seja uma integração e desenvolvimento de parceria com o Cimatec, que é um berço de tecnologia”, sinalizou.

À tarde, a comitiva da embaixada conheceu o SENAI Cimatec antes de embarcar de volta para Brasília.

A agenda do embaixador na Bahia incluiu, na quarta-feira, 19.01, encontro com o governador Rui Costa e seu secretariado. Na oportunidade, o embaixador fez a doação de três filtros com capacidade para processar 500 l/h de água e que serão destinados às comunidades afetadas pelas chuvas.

O adido de Agonegócios e Água da Embaixada de Israel, Ari Fischer, reforçou que seu país está preocupado em oferecer soluções que permitam produzir mais usando menos recursos naturais, como a água. “Respeitamos muito a água”, frisou Fischer, observando que Israel não dispunha de água e hoje é capaz de assegurar o fornecimento para 15 milhões de pessoas, incluindo a Jordânia e a Palestina.

Na foto de frente, da esquerda para a direita: Carlos Passos, Daniel Zonshine, Nelson Leal e Ari Fischer

O encontro do embaixador Daniel Zonshine na FIEB foi acompanhado também pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Nelson Leal, e pela gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEB (CIN/FIEB), Patrícia Orrico.

Notícias relacionadas