EJA SESI realizou encontro anual com os educadores da rede
Além de compartilhar as práticas de educação adquiridas por meio do Núcleo de Formação e Mentoria do SESI Departamento, foram realizadas oficinas e práticas criativas com as equipes
Aprimorar as habilidades e estimular os profissionais que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESI Bahia a desenvolverem um planejamento pedagógico que reflita as demandas deste público, com a utilização de mecanismos de incentivo à aprendizagem. Foi com este objetivo que o SESI Bahia realizou o 5º Encontro Estadual da EJA, que reuniu cerca de 70 professores, coordenadores pedagógicos e assistentes que atuam na EJA.
“Reunimos toda a rede para um dia de atividades para que toda a equipe possa desenvolver um planejamento pedagógico que dialogue com nosso público, trazendo elementos criativos e contextualizados com o Mundo do Trabalho”, explica Gisele Freitas, gerente da EJA na Rede SESI.
De acordo com Gisele, “formar professores será sempre o ponto de partida do SESI. Temos um grupo novo de professores chegando na casa e eles tiveram a oportunidade de vivenciar esta experiência de colocar o adulto no centro da prática pedagógica”, complementa.
Realizado no dia 8 de novembro, na Escola SESI Reitor Miguel Calmon, no Retiro, o evento contou com oficinas e um workshop com o tema “Despertar Criativo: EJA em movimento”, além de uma sessão de planejamento para 2025.
Integrante do Núcleo de Formação e Mentoria da EJA, grupo nacional, criado em 2023, Gisele também aproveitou a oportunidade para trazer para a Bahia as diretrizes e inovações sobre aprendizagem criativa, que vêm sendo compartilhadas nacionalmente.
OFICINA
Como parte deste trabalho, as equipes participaram de uma oficina com a especialista Eliane de Almeida Vasconcelos que, a partir do tema EJA em Movimento, realizou exercícios criativos para soltar a imaginação: movimentos, interação pessoal, exercícios de criação de personagem e improvisação, dinâmicas com música, composição e apresentação de cena teatral em grupo.
Alisson Vital foi um dos que participaram do encontro. “Já participei de algumas edições do encontro de tutores da EJA/SESI, mas essa superou todas as anteriores. Foi primoroso como a organização colocou em nós, professores/tutores, os holofotes, refletindo nosso fazer educacional como primordial ao processo que a EJA possui”, disse.
“Tenho notado o quanto a Gerência de Educação de Jovens e Adultos do SESI busca aprimorar a cada ano esse momento, demonstrando a importância de trocas entre as unidades do SESI que possuem a EJA e fazendo com que possamos nos envolver e reconhecer a unidade que somos, apesar de estarmos em regiões diversas com suas formas de fazer baseadas nas culturas locais”, complementou Alisson.
Para o professor, todo este trabalho ajuda. “Nós trabalhamos na tutoria e docência pensando na construção de sujeitos e sujeitas críticas, que vislumbrem um mundo melhor e com dignidade”, acrescentou.
INOVAÇÕES
Dentre as atividades, ele destacou a prática na oficina criativa. “Foi muito relevante e trouxe muitas possibilidades para pensarmos o nosso fazer e as aprendizagens de cada estudante. A forma como foi trazida a prática do teatro, para nós professores, demonstra a quão rica é esta arte para a atuação docente. Desde o evento Boas Práticas conversei com colegas sobre a inserção desta arte em nosso polo, por isso, chegar no encontro de tutores da EJA e encontrar essa proposta significou muito. Adotar uma prática criativa, lúdica e artística certamente possibilitará outros olhares sobre o mundo, bem como pode despertar em nosso público o olhar mais crítico sobre a sociedade”, acredita.
Para 2025, a Gerência da EJA promete novas ações. “Encerramos 2024 pensando em 2025”, conta Gisele, destacando inovações como a introdução da Inteligência Artificial na Educação de Jovens e adultos, como ferramental auxiliar na etapa do reconhecimento de saberes para ajudar nossos estudantes que têm dificuldade de digitação, explica.