3 de março de 2022

Projeto usa drones para verificar segurança nos canteiros de obra

Inovação SESI SST
Imagem captada a partir de drone do Projeto Smart Inspecs, uma parceria SESI, Ufba e Sinduscon Foto: CIS/SESI Bahia

Projeto Smart Inspecs tem o apoio do Sinduscon-Ba e empresas e vai contribuir para monitoramento de grandes áreas e de difícil acesso em obras verticais e horizontais

Inspecionar as condições de segurança no trabalho em um canteiro de obras nem sempre é tarefa fácil. Em áreas de grandes dimensões, acidentadas ou em altura, fazer este acompanhamento torna-se um desafio a mais. O Serviço Social da Indústria (SESI Bahia), por meio da Gerência de Segurança de Saúde na Indústria (SSI), em parceria com o Grupo de Pesquisa e Extensão em Gestão e Tecnologia das construções / Universidade Federal da Bahia (Getec/Ufba), desenvolveu uma solução que atende a esta necessidade da Construção Civil: o Smart Inspecs.

Apoiado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado da Bahia (Sinduscon-Ba), o projeto conta com a parceria de quatro empresas da indústria da construção:  Concreta Incorporação e Construção Ltda, Conie Empreendimentos Ltda, Gráfico Empreendimentos Ltda e MRV Engenharia e Participações S/A.

Trata-se de um sistema multiplataforma, que integra tecnologias, drones e dispositivos móveis. O projeto foi desenvolvido no âmbito do Centro de Inovação SESI (CIS) em Prevenção da Incapacidade e busca inserir novas tecnologias no dia a dia das atividades de inspeção de segurança do trabalho das empresas.

Atualmente na fase final de implantação, o projeto realizou uma capacitação prática, no dia 3 de março, na Escola Politécnica da Ufba, no bairro da Federação.

SOBRE O SMART INSPECS

Projeto de inovação setorial, financiado pelo Edital de Inovação para a Indústria, o Smart Inspecs foi aprovado em 2019 e recebeu mais de R$ 355 mil em investimentos. Trata-se de um sistema multiplataforma que integra tecnologias, drones e dispositivos móveis.

Adaptável a diferentes canteiros de obras vertical e horizontal, o sistema tem como premissa inspecionar requisitos de segurança especificados pelas normas regulamentadoras na construção, como NR18 e NR35, bem como melhorar a visualização das condições de segurança do trabalho. A ideia é que o sistema contribua para monitorar grandes áreas e de difícil acesso, com diferentes perspectivas e em tempo reduzido.

Sob a perspectiva dos impactos econômicos, a solução colabora com o desenvolvimento regional e nacional do setor da construção civil por meio da padronização e automatização do processo de inspeção das condições de segurança do trabalho no canteiro de obras, adequação às normas regulamentadoras, redução de acidentes, contribuindo na economia de recursos financeiros e aumento da produtividade.

PROJETO DE INOVAÇÃO

O projeto SMART INSPECS NA CONSTRUÇÃO CIVIL foi aprovado no Edital de Inovação para a Indústria, Ciclo 2019.2, na categoria de Inovação Setorial. O financiamento de projetos de inovação é fomentado pelo Departamento Nacional do SESI para incentivar o desenvolvimento de soluções inovadoras para a indústria brasileira, promovendo o aumento da competitividade e da produtividade por meio da inovação tecnológica em produtos, processos ou serviços.