Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

10 de junho de 2024

Curso gratuito capacita 78 empresas em licenciamento ambiental

FIEB Meio Ambiente Sustentabilidade

Com carga horária de 40 horas, capacitação faz parte das ações do Núcleo de Serviços FIEB, Sebrae e Sindicatos

Representantes de 78 empresas de mais de trinta municípios baianos participaram do curso Licenciamento Ambiental na Prática, realizado em parceria pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae – BA), através do Núcleo de Serviços FIEB, Sebrae e Sindicatos.

Realizado na modalidade remota, o curso foi concluído no final de maio (24.05) e teve como objetivo qualificar as empresas baianas para atuar no processo de regulação ambiental, de acordo com as normas estabelecidas pelo órgão ambiental e pelas legislações vigentes.

“A partir do conhecimento dos requisitos legais, fluxos e procedimentos, os participantes que concluíram o curso poderão conduzir, nas empresas onde atuam, os processos de licenciamento ambiental, realizando o acompanhamento nos Órgãos Ambientais competentes”, ressalta a gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da FIEB, Arlinda Negreiros.

Executado pelo SENAI Cimatec e ministrado por especialistas do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), o curso teve carga horária de 40 horas e abordou os procedimentos de licenciamento, regulação, fiscalização e demais obrigações legais ambientais. 

Quem participou da formação aprovou a iniciativa. Para a analista ambiental da empresa Veracel, Anne Caroline Grigório, o curso foi uma imersão na prática do licenciamento ambiental, com escopo abrangente e completo. “Pude revisitar temas com os quais já trabalhei, além de explorar novas áreas de conhecimento. Também foi uma oportunidade de troca de experiências e networking com profissionais de diferentes segmentos da indústria”, pontuou.

Já Tatiana de Cassia Magalhães, técnica em Segurança do Trabalho da empresa Barbosa Barbosa, outro diferencial do curso foi o corpo docente, com especialistas do INEMA e da SEMA.  “O curso agregou muito conhecimento e me trouxe inquietação e curiosidade para aprimorar ainda mais meus conhecimentos sobre a Legislação Ambiental”, comentou.

Notícias relacionadas