Curso gratuito capacita 78 empresas em licenciamento ambiental
Com carga horária de 40 horas, capacitação faz parte das ações do Núcleo de Serviços FIEB, Sebrae e Sindicatos
Representantes de 78 empresas de mais de trinta municípios baianos participaram do curso Licenciamento Ambiental na Prática, realizado em parceria pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae – BA), através do Núcleo de Serviços FIEB, Sebrae e Sindicatos.
Realizado na modalidade remota, o curso foi concluído no final de maio (24.05) e teve como objetivo qualificar as empresas baianas para atuar no processo de regulação ambiental, de acordo com as normas estabelecidas pelo órgão ambiental e pelas legislações vigentes.
“A partir do conhecimento dos requisitos legais, fluxos e procedimentos, os participantes que concluíram o curso poderão conduzir, nas empresas onde atuam, os processos de licenciamento ambiental, realizando o acompanhamento nos Órgãos Ambientais competentes”, ressalta a gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da FIEB, Arlinda Negreiros.
Executado pelo SENAI Cimatec e ministrado por especialistas do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), o curso teve carga horária de 40 horas e abordou os procedimentos de licenciamento, regulação, fiscalização e demais obrigações legais ambientais.
Quem participou da formação aprovou a iniciativa. Para a analista ambiental da empresa Veracel, Anne Caroline Grigório, o curso foi uma imersão na prática do licenciamento ambiental, com escopo abrangente e completo. “Pude revisitar temas com os quais já trabalhei, além de explorar novas áreas de conhecimento. Também foi uma oportunidade de troca de experiências e networking com profissionais de diferentes segmentos da indústria”, pontuou.
Já Tatiana de Cassia Magalhães, técnica em Segurança do Trabalho da empresa Barbosa Barbosa, outro diferencial do curso foi o corpo docente, com especialistas do INEMA e da SEMA. “O curso agregou muito conhecimento e me trouxe inquietação e curiosidade para aprimorar ainda mais meus conhecimentos sobre a Legislação Ambiental”, comentou.