Corrida Nacional do SESI em Salvador arrecada 5 toneladas de alimentos para o Martagão Gesteira
Mais de 2,7 mil pessoas participaram da primeira corrida da Instituição neste Dia do Trabalhador, na orla da capital baiana
Mais de 2.700 pessoas participaram da primeira edição da Corrida Nacional do SESI, em Salvador, realizada na manhã desta quinta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador, no Parque dos Ventos, na Boca do Rio, em Salvador. O evento fez parte de uma mobilização nacional promovida pelo Serviço Social da Indústria (SESI), que aconteceu simultaneamente em 27 cidades de 23 estados.
Com percursos de 5 km e 10 km – caminhada e corrida – a prova atraiu atletas profissionais, amadores, trabalhadores da indústria e suas famílias. Os participantes competiram em diferentes categorias, incluindo industriário, pessoa com deficiência (PCD) e o geral, com premiações para os primeiros colocados.
A Corrida SESI do Trabalhador faz parte de uma série de ações da entidade em prol da saúde integral do trabalhador da indústria, reforçando o papel do SESI como promotor da qualidade de vida, prevenção e bem-estar.
Na capital baiana, a iniciativa teve como destaque, além do incentivo à saúde e ao bem-estar dos trabalhadores, a solidariedade: a ação resultou na arrecadação de cerca de cinco toneladas de alimentos, que serão doados ao Hospital Martagão Gesteira.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, destacou a importância da Corrida: “Além de homenagear os trabalhadores, esse evento reforça a responsabilidade social da indústria e valoriza práticas que contribuem para a preservação da saúde e da qualidade de vida”.
Já o presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Júnior, reforçou o caráter nacional da mobilização: “Essa é a primeira corrida nacional do SESI, com realização em 27 cidades. Aqui em Salvador, tivemos quase três mil participantes. É uma ação que celebra o Dia do Trabalhador promovendo saúde, bem-estar e qualidade de vida. Correr faz bem, tem a ver com a gente e com a vontade de fazer um Brasil melhor”.
“Foi um evento grandioso, com grande participação. Agradeço à equipe do SESI, aos parceiros e aos trabalhadores que estiveram conosco. Ano que vem tem mais”, já programou o diretor-superintendente do SESI Bahia, Armando Costa Neto, ao destacar que o sucesso do evento reflete o trabalho conjunto das equipes envolvidas.
DESAFIO
Entre os participantes da prova, esteve a gerente de Promoção da Saúde do SESI Bahia, Luísa Lima, que também é atleta amadora. Ela ficou em 3º lugar no geral feminino na prova de 5 km e em 1ºlugar, também do feminino, na categoria industriário.
“Foi um desafio organizar tudo em tão pouco tempo, desde que a corrida foi anunciada em janeiro. Mas, como atleta, viver isso por dentro torna tudo mais gratificante. Estou me preparando para minha primeira maratona em julho, em São Paulo, e hoje bati meu recorde pessoal. Subir ao pódio representando a indústria é um privilégio e fruto de muito esforço e constância. A corrida sempre entrega algo além do resultado: uma amizade, um aprendizado. Ver a animação das pessoas, o incentivo mútuo, é o que faz esse esporte tão especial”, avaliou Luísa.
A estrutura do evento também chamou atenção: Pit Stop do Atleta, com serviços de massoterapia e entrega de kits alimentares; show da banda Água Fresca; área infantil com brinquedos e atividades recreativas, além de pontos de hidratação e uma programação que envolveu toda a família.