Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

12 de novembro de 2024

Conexão é a palavra-chave na indústria baiana

FIEB

Em seu primeiro ano de gestão à frente do Sistema FIEB, o presidente Carlos Henrique Passos fala em continuidade e fortalecimento do setor

Agenda da Indústria 2024 – Foto: Paulo de Souza/Coperphoto/Sistema FIEB

Ampliar as ações e serviços de apoio à indústria baiana e dar continuidade ao processo de expansão das atividades do Sistema FIEB no interior estão entre as prioridades da gestão do presidente Carlos Henrique Passos.

Tendo a conexão como lema, a atual gestão elegeu como prioridades promover a atuação articulada entre as entidades do Sistema Indústria e a ampliação dos investimentos em educação. SESI e SENAI fazem parte desta diretriz de atuação articulada para gerar mais sinergia e conexão entre as entidades do Sistema FIEB, com a atuação de articuladores regionais nas Unidades Integradas de Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas e Ilhéus, pioneiras na adoção desse modelo.

Para assegurar uma resposta mais ágil à demanda das indústrias, foram criadas duas coordenações: a da Pequena e Média Indústria e a da Grande Indústria. Juntas, estas estruturas têm atuado para assegurar uma maior aproximação do Sistema FIEB das empresas industriais.

Fórum das Grandes Indústrias Foto: Antonio Cavalcante/Coperphoto/Sistema FIEB

Outra iniciativa que marca o primeiro ano de gestão é a instalação do Fórum dos Distritos Industriais da Bahia, em julho deste ano. O fórum conta com a participação de representantes das 15 instituições. O objetivo é unificar as demandas e construir alternativas junto ao Poder Público para dar solução aos principais problemas dos distritos industriais, que vão de segurança a infraestrutura.

Como parte das iniciativas para reforçar a presença do Sistema FIEB no interior e conhecer de perto as demandas dos empresários industriais, a FIEB vem realizando a Agenda da Indústria FIEB. Até o momento, a Agenda já percorreu oito municípios. Iniciada em janeiro deste ano em Ilhéus e Itabuna, passou por Vitória da Conquista, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Feira de Santana, e no final de outubro, pelos municípios de Jacobina e Juazeiro.

Unidade Integrada Max Feffer, Teixeira de Freitas – Foto: Paulo de Souza/Coperphoto/Sistema FIEB

INVESTIMENTOS

Com um olhar especial voltado para a Educação, os investimentos na ampliação dos serviços do SESI e SENAI, principalmente no interior, têm sido também uma prioridade. Em fevereiro deste ano, foi inaugurada a nova unidade integrada de Teixeira de Freitas e, em março, lançada a pedra fundamental para construção de uma unidade integrada no município de Alagoinhas. O município ganhará uma escola de ensino regular do SESI e terá ampliada a escola técnica do SENAI que já está presente no município. Em Guanambi, foi lançada a pedra fundamental para a construção de uma Escola SESI.

Com uma visão de que a educação é um pilar de transformação e crescimento para a sociedade e para a indústria, houve ampliação da oferta de matrículas na Rede SESI de Educação. Em 2024, foram 10.284 matrículas na Educação Regular. Na Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante, o SESI e SENAI ofereceram cursos de diversos níveis.

Os investimentos do SESI neste ano incluem também a entrega da nova Unidade de Saúde e Segurança no Trabalho de Jequié e o lançamento do Programa SESI VIVA+ Regulariza e-Social, que apoia as empresas no atendimento das exigências legais nesta área. Com estas e outras iniciativas, o Serviço Social da Indústria (SESI) conseguiu até o momento ampliar em 17% os serviços prestados na área de SST.

No SENAI Cimatec, destaque para o lançamento do projeto do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia e a assinatura do contrato de expansão do Cimatec Park com a Ford, para a ampliação do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford no Brasil. O SENAI também firmou parceria com a BYD para formar os profissionais que vão atuar na nova planta da unidade na Bahia.

Assinatura de parceria com a BYD Foto: José Simões/Coperphoto/Sistema FIEB

GESTÃO DE CONTINUIDADE

Na última reunião de diretoria da FIEB, realizada no dia 31.10, o presidente observou que “o mérito é de uma gestão de continuidade e que os resultados são uma construção de toda a Diretoria e Conselhos do Sistema Indústria”. O presidente Carlos Henrique Passos agradeceu as manifestações dos representantes da diretoria.

Com atenção no fomento ao encadeamento produtivo e aumento da competitividade das indústrias baianas, o presidente direcionou a atuação do Sistema FIEB para que os serviços oferecidos pelas casas FIEB, SENAI, Cimatec, SESI, IEL e CIEB alcançassem ainda mais as empresas do estado.

O Programa Jornada da Competitividade, voltado para Micro, Pequenas e Médias Indústrias Baianas inclui o atendimento a 265 indústrias de micro e pequeno portes e 19 de médio porte, por meio do programa federal Brasil Mais Produtivo.

Já o Programa de Educação Profissional para a Competitividade da Indústria Baiana do SENAI foi modelado para atender a essa demanda, disponibilizando, de forma gratuita, vagas em cursos técnicos, de qualificação e de aperfeiçoamento profissional para trabalhadores das empresas industriais. São 340 empresas atendidas, 1.890 matrículas realizadas e 32 sindicatos empresariais atendidos. O entendimento é de que o cenário inovador e competitivo do setor produtivo exige profissionais cada vez mais capacitados.

SUSTENTABILIDADE

Outro importante compromisso da gestão consiste nas ações voltadas para a sustentabilidade, reafirmando os compromissos do Sistema FIEB com os princípios da ESG (Meio Ambiente, Social e Governança). A FIEB, instituição âncora do HUB ODS Bahia, completou um ano de atuação compartilhando práticas e realizando a sensibilização das empresas sobre temas priorizados na Agenda do Pacto Global. Em um ano, o HUB ODS Bahia conseguiu alcançar 181 empresas cadastradas.

Notícias relacionadas