Comitiva angolana visita FIEB para discutir cooperação bilateral
Uma delegação angolana liderada pelo ex-vice-presidente do país africano, Bornito de Sousa, esteve na FIEB, nesta quinta-feira (01) para falar sobre possibilidades de cooperação bilateral. Recebidos pelo presidente da instituição, Carlos Henrique Passos, o grupo também participou de reunião com empresários baianos.
Por meio de uma fundação que preside, Bornito conduz um projeto de desenvolvimento em educação, sustentabilidade e investimentos econômicos em Angola. “Com uma economia que esteve muito ligada ao petróleo, Angola hojetem quase tudo para se desenvolver e está decidida a diversificar sua economia. Há muito potencial em mineração, construção civil, urbanização das cidades e turismo”, afirmou.
O projeto também tem foco na recuperação e conservação do bioma Miombo e Está decidido a fazer diversificação, tem área mineral.. construção pesada, urbanização das cidades, há grande potencial tem ações de valorização do orgulho africano e afrodescendente.
Presente no encontro, o empresário Pompílio Santana, que atua em Angola, acredita que o país africano pode ser uma nova fronteira de interesse e investimentos para empreendedores baianos. “Alguns já estão comprovando isso lá, muitos investimentos na Construção Civil. A Bahia tem tudo para ocupar espaço em Angola”, apontou.
O presidente da FIEB pontuou que a Bahia e Angola tem raízes e cultura conectadas e se colocou à disposição para colaborar com as iniciativas de desenvolvimento e trocas comerciais entre o estado e o país africano. Nesta sexta-feira (02), a comitiva visita o SENAI Cimatec para conhecer o centro tecnológico, até porque uma das carências de Angola é o desenvolvimento de tecnologias.
O grupo também visitou a ConstruNordeste, a fim de conhecer as novidades no setor da Construção Civil. Na comitiva estiveram também Dias dos Santos e Luandino Carvalho, da Casa de Angola, . Participaram da reunião o vice-presidente da FIEB, Hilton Morais Lima, o vice-Presidente do Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB), Eduardo de Sá Martins, o presidente do Conselho de Comércio Exterior (Comex) da FIEB, Wilson Andrade, e a gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEB, Patrícia Orrico.