Comitê de Energias Renováveis marca presença no encontro internacional iBEM25
A FIEB realizou o painel “Energia Renovável, Desafios e Oportunidades na Bahia” na abertura do International Brazil Energy Meeting (iBEM25), primeira edição do encontro internacional voltado para as diversas formas de energia produzidas no país. O evento, que acontece entre 25 e 27 de março no Centro e Convenções de Salvador, reuniu autoridades e especialistas do setor para discutir as perspectivas e desafios da transição energética no estado da Bahia, um dos maiores polos de energias limpas no Brasil.
O Painel contou com a participação da gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da FIEB, Arlinda Negreiros, do diretor de Desenvolvimento Territorial e Transição Energética da Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico. Tarcísio Branco, do chefe de gabinete da Secretaria estadual do Meio Ambiente, André Ferraro, que falaram sobre as políticas públicas estaduais, oportunidades de negócios e o potencial da Bahia na economia verde e geração de emprego e renda, por meio da transição energética.
Empresas do setor também participaram, compartilhando informações sobre os empreendimentos e os desafios para o futuro das energias renováveis no estado. Estiveram presentes Roberto Veiga, vice-presidente da Goldwind, Laís Maciel, gerente da Casa dos Ventos, Geovani Santana, gerente da Eolus/Sowitec, Matheus Soares, diretor da Refina Brasil e Ricardo Galvão, gerente da Windey Energy no Brasil.
De acordo com Arlinda Negreiros, a integração das empresas com a FIEB vem se desdobrando em várias ações com o objetivo de apoiar os empreendimentos no estado da Bahia, e agenda positiva para setor está se consolidando, tendo como metas:
– Alavancar o crescimento industrial, a partir do uso de energias renováveis com baixo custo.
– Maior celeridade no licenciamento ambiental, a partir da formação de Polos de Energias Renováveis.
– Investimentos em projetos de transmissão, trazendo consumo para próximo da geração.
– Financiamentos/subsídios a projetos, como incentivo à implantação dos empreendimentos na Bahia.
– Articulação institucional visando melhorar a infraestrutura rodoviária com foco em pontes.
– Regras de obtenção de créditos fiscais para projetos (programa aceleração da transição energética).
– Estratégia para o setor com visão de longo prazo, perpassando Governo no âmbito federal e estadual.
– Regulamentação do mercado de carbono (mecanismo de quotas e comércio de emissões).