Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

30 de setembro de 2022

CIN/FIEB retoma agenda de missões presenciais no exterior

CIN Exportações FIEB

Próximo compromisso dos empresários baianos do ramo de alimentos será realizada no final deste mês em Portugal e França

Missão empresarial levará produtos do Projeto Origem Bahia para Portugal e França Foto: CIN/FIEB/Divulgação

Com uma missão empresarial internacional com destino a Portugal e França agendada para o final do mês de outubro, o Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (CIN/FIEB) comemora a retomada dos grandes eventos comerciais presenciais voltados para a internacionalização de empresas baianas.

As empresas interessadas em participar deste processo de abertura de novas oportunidades no mercado externo têm até esta sexta-feira, 30.09, para efetuar a inscrição. A missão empresarial é voltada para empresas dos setores de alimentos e bebidas e faz parte das ações do Projeto Origem Bahia, resultado de uma parceria entre o Sebrae e a FIEB.

Patrícia Orrico, gerente do CIN/FIEB explica que esta ação marca a retomada da agenda de missões comerciais e rodadas de negócios presenciais após a pandemia. “No ano passado fizemos uma ação presencial em Portugal, mas este ano é que a gente de fato está retomando estas iniciativas de forma mais ampla”, explica.

Outras iniciativas de menor porte também foram realizadas pelo CIN este ano. Nos meses de março e maio, trouxe importadores de alguns mercados – Líbano, Canadá, Argentina, Peru e Portugal – para uma maior aproximação com os produtores baianos. No final de julho, traders comerciais participaram de rodadas de negócios no Sul da Bahia, ampliando oportunidades para os produtores baianos no mercado internacional.

MISSÃO EUROPA

Até o momento, cerca de 15 empresas já confirmaram participação na missão que vai representar a Bahia em Portugal e França, seja presencialmente ou por meio de representantes comerciais (traders). Esta foi a opção do empresário Roberto Carlos da Silva Rabelo, empresário da Jequitibá, empresa de Ipiaú, que atua com produtos da cadeia produtiva do cacau. “Tenho um trader que atua como um sócio no Reino Unido e que vai representar o meu produto em Portugal e Paris”, explica.

Em Portugal, a missão acontece na cidade do Porto, entre os dias 20 e 24 de outubro. A programação inclui showroom coletivo Origem Bahia no WOW – Quarteirão Cultural da cidade do Porto; participação em evento de degustação e promoção dos produtos, reuniões de negócios com potenciais importadores, distribuidores, atacadistas e varejistas; visitas técnicas comerciais a redes de varejo e unidades de distribuição; além da participação em seminário sobre tendências e panorama de negócios.

Já na França, as atividades serão em Paris, entre os dias 26 de outubro e 1º de novembro, com participação no Salon du Chocolat, que contará com showroom coletivo para divulgar os produtos Origem Bahia. A programação também engloba visitas técnicas; reuniões de negócios com potenciais compradores, importadores e distribuidores, além da participação em evento exclusivo promocional de degustação e negócios na Embaixada do Brasil na França.

Estão contempladas nesta missão comercial empresas do setor de alimentos e bebidas, de produtos como cacau, chocolate e derivados, café, frutas e polpas, cachaça e outras bebidas, doces, mel, derivados de mandioca e condimentos. Os empresários interessados devem entrar em contato com o CIN/FIEB pelo telefone (71) 3343-1424 ou por e-mail cin-fieb@fieb.org.br.

Patrícia Orrico explica a importância destas iniciativas para apoiar as pequenas empresas baianas no processo de internacionalização. “É muito difícil para a pequena empresa conseguir estruturar uma estratégia comercial e internacional sem apoio. Seja por questões técnicas ou operacionais. Quando a gente estrutura uma missão empresarial, esta organização de agenda da missão, de contratação de alguns sérvios de tradução, a organização de atividades, rodadas de negócios no exterior, nada disso ocorreria se não fosse o suporte técnico e operacional que a gente dá, minimizando assim os custos que cabem à empresa”, destaca.

CAPACITAÇÕES

O CIN/FIEB também tem no seu portfólio de serviços uma agenda de capacitações voltada para empresários. Agora em outubro, por exemplo, o CIN está com inscrições abertas para duas capacitações para empresas exportadoras que desejam aprimorar o processo de internacionalização de seus produtos. Uma delas é sobre Drawback – regime aduaneiro especial, destinado à aquisição de matérias-primas importadas e nacionais, que será realizado nos dias 4 e 5 de outubro.

Já nos dias 18 e 19 de outubro, será realizado o curso sobre DU-E, que vai explicar o novo processo de exportação e seus procedimentos, com exercício prático de preenchimento da Declaração Única de Exportação, DU-E, no Portal do SISCOMEX.

As capacitações irão ocorrer online e serão transmitidas ao vivo. Ambas serão ministradas por especialistas do ramo com longa experiência prática, que poderão responder às dúvidas ao vivo e orientar para melhor aplicação dos processos no dia-dia da empresa.

As empresas interessadas podem efetuar a inscrição pela internet e obter informações sobre os cursos no Portal da FIEB.

Mais informações sobre a missão empresarial para Portugal e França e sobre as capacitações pelo telefone (71) 3343-1359 ou pelo e-mail: cin-fieb@fieb.org.br.

Notícias relacionadas