Ciclo de Mulheres da Indústria realiza capacitação com tema Criatividade e Inovação
Iniciativa reúne empresárias para fortalecer a atuação feminina no setor industrial

A consultora Ana Pires conduziu a capacitação. Imagens: Sistema FIEB.
A FIEB sediou, nesta quarta-feira (29), o 11º encontro do Ciclo de Mulheres da Indústria. Com o tema Criatividade e Inovação, a capacitação foi conduzida por Ana Pires, cofundadora da Clara Idea, consultora em Inovação, Planejamento e Design Thinking.
“Empresas precisam, o tempo todo, buscar soluções para os seus desafios e a inovação está numa forma diferente de fazer, não necessariamente envolvendo grandes investimentos”, disse Ana Pires.
Na ocasião, empresárias trouxeram exemplos de inovação que vem promovendo em seus negócios, como Alessandra Barbosa, da Laticínios Chapada Diamantina, localizada em Ibicoara. Ela falou sobre o iogurte de jaca, lançado recentemente. “Buscamos uma forma de aproveitar esta fruta tão presente na nossa região e criamos um produto pioneiro”, contou.
“Eu achei fantástico, porque pudemos receber conceitos e, ao mesmo tempo, trocar experiências e aplicar, de forma prática e lúdica, a criatividade na solução de diversas questões. Ficou claro que a inovação é fundamental para o desenvolvimento das empresas”, afirmou a superintendente do IEL, Edneide Lima, que faz parte do Comitê da Mulher na Indústria.
O Ciclo é uma iniciativa da FIEB, por meio da Gerência de Relações Sindicais e em parceria com o Sebrae Bahia. Para a presidente do Comitê da Mulher na Indústria, Renata Müller, essas capacitações, que integram o projeto Trilha Associativa, são uma importante estratégia para fortalecer a presença feminina no setor.
Ao todo, o Ciclo de Mulheres da Indústria contará com 16 encontros, distribuídos em oito módulos, abordando temas estratégicos do universo empresarial e feminino, além de promover visitas técnicas e outras atividades.