Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

3 de maio de 2022

Catu tem aula inaugural do Projeto Centro Esporte e Educação

Educação SESI
Jornada pedagógica do Projeto Centro Esporte e Educação, do SESI, teve aula inaugural em Catu. Foto: SESI Bahia.

Crianças, adolescentes, profissionais da Educação e representantes da prefeitura de Catu participaram, na última terça-feira (26), da aula inaugural do Centro de Esporte e Educação no município. Realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI-BA), em parceria com a Petrobras e o apoio do poder municipal, o projeto levou diversas atividades para a Escola Municipal Arlindo Ribeiro de Almeida, na comunidade de Pau Lavrado, em Catu.

O projeto, que será realizado com comunidades de Catu, Pojuca, Entre Rios, Araçás, Alagoinhas e São Sebastião do Passé, vai atender 60 crianças e jovens de cada uma destas localidades com oficinas diárias no contraturno escolar, além de aulas de reforço em português e matemática, atividades esportivas, culturais, de cidadania e desenvolvimento humano.

Na ocasião, a secretária municipal de Educação e Cultura, Rosangela Sales, celebrou a iniciativa: “O projeto trouxe uma equipe e um trabalho estruturados para melhor atender esse grupo, que vem da zona rural. Acredito que o impacto será muito positivo para a vida de cada um que está tendo a oportunidade de participar”, disse.

A proposta é atuar de forma integrada com as escolas, famílias e comunidades, valorizando a cultura regional. A expectativa do SESI é que, através das atividades, o público-alvo consiga desenvolver habilidades motoras, pessoais, socioemocionais, reconhecimento corporal e respeito às regras; melhorar o desenvolvimento e rendimento escolar; propagar a cultura regional e geral; estabelecer diálogo e aproximação das famílias e comunidade com a escola e o projeto.

Dinâmicas

As dinâmicas de ambientação foram realizadas por três professores. O produtor cultural, Luiz Bandeira, desenvolveu uma atividade lúdica que levou os jovens a refletirem e observarem o que cada indivíduo representa no mundo, desde o jeito de ser a como se comporta perante a sociedade.

Já o professor de Educação Física e coordenador dos professores que atuarão com esporte e jogos, Luciano Gonçalves, promoveu uma atividade que exigia atenção aos detalhes, concentração, equilíbrio, colaboração e ritmo.

A psicopedagoga do Projeto em Catu, Shirlei Costa, trabalhou interpretação e expressão corporal como forma de estimular a convivência harmoniosa em comunidade.

Notícias relacionadas