Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

27 de novembro de 2024

Catálogo reúne as mais de 300 ações inscritas no Prêmio Excelência Sindical

CNI FIEB Sindicatos

Material consolida não só as ações vencedoras, mas todas as inscritas, divididas por região e estado, a Bahia teve 14 projetos inscritos

Foto Gabriel Pinheiro/CNI

Por Silvia Cavichioli/Agência CNI

As mais de 300 experiências inscritas na primeira edição do Prêmio Excelência Sindical da Indústria poderão ser conhecidas e servir de inspiração para entidades do setor, estimulando ações pelo fortalecimento da indústria. Um catálogo organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) consolida as iniciativas por região e estado, com uma breve descrição, objetivos e resultados alcançados.

O material foi lançado nesta quarta-feira (27), no Encontro Nacional da Indústria (ENAI), logo após a revelação e premiação dos vencedores. O primeiro lugar na categoria federação ficou com a iniciativa Redes, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA). Na categoria Sindicato, o vencedor foi o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Norte do Paraná (Sinduscon Norte) com o projeto Construhub.

A qualidade e a relevância dos trabalhos inscritos ficaram evidentes não apenas entre os vencedores, por isso todas as iniciativas inscritas estão compiladas no catálogo. Dessa forma, poderão ser conhecidas e reconhecidas, produzir conhecimento e estimular novas ideias que impulsionem a criatividade dos entes sindicais, por meio de um intercâmbio de perspectivas criadas por cada uma dessas entidades. São experiências que contribuem para a inovação no setor, fomentam a competitividade e promovem negócios e demonstram, acima de tudo, preocupação com questões econômicas e sociais.


“O fortalecimento sindical e o associativismo são imprescindíveis para o desenvolvimento das entidades que impulsionam a competividade das indústrias. Queremos prestigiar e expor as ideias e as ações que contribuíram essencialmente com esse objetivo”, afirma o presidente da CNI, Ricardo Alban. O dirigente destaca que cada ação demonstra o esforço dos representantes para a melhoria de sua atuação e para o robustecimento da representatividade da categoria industrial. “O prêmio é um tributo ao progresso e um simbolismo da jornada contínua e exponencial do setor industrial e de seus representantes”, completa Alban. 


Valorizar, ampliar e fortalecer

O prêmio é uma iniciativa da CNI em parceria com as federações estaduais da indústria e faz parte do Programa Excelência Sindical, ação estratégica que visa valorizar, ampliar e fortalecer a representatividade do setor. Além desse reconhecimento, o programa contempla ações de mobilização e relacionamento, com foco na disseminação de experiências e boas práticas relacionadas ao associativismo no setor industrial; e ações de capacitação, voltadas para disseminar conhecimento, atrair associados, fortalecer e promover o sistema de representação da indústria.


“Essa inovação provocada pelas ações integradas das Federações e dos Sindicatos é essencial para a construção de uma representação bem estruturada e consistente. Esperamos que o catálogo contribua na disseminação dessas ideias e sirva como base para futuras gerações de projetos a serem realizados pelos protagonistas da representação sindical”, destaca o diretor de Relações Institucionais da CNI, Roberto Muniz.


Conheça o catálogo e as experiências que estão contribuindo para o fortalecimento da indústria

Notícias relacionadas