Catálogo reúne as mais de 300 ações inscritas no Prêmio Excelência Sindical
Material consolida não só as ações vencedoras, mas todas as inscritas, divididas por região e estado, a Bahia teve 14 projetos inscritos
Por Silvia Cavichioli/Agência CNI
As mais de 300 experiências inscritas na primeira edição do Prêmio Excelência Sindical da Indústria poderão ser conhecidas e servir de inspiração para entidades do setor, estimulando ações pelo fortalecimento da indústria. Um catálogo organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) consolida as iniciativas por região e estado, com uma breve descrição, objetivos e resultados alcançados.
O material foi lançado nesta quarta-feira (27), no Encontro Nacional da Indústria (ENAI), logo após a revelação e premiação dos vencedores. O primeiro lugar na categoria federação ficou com a iniciativa Redes, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA). Na categoria Sindicato, o vencedor foi o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Norte do Paraná (Sinduscon Norte) com o projeto Construhub.
A qualidade e a relevância dos trabalhos inscritos ficaram evidentes não apenas entre os vencedores, por isso todas as iniciativas inscritas estão compiladas no catálogo. Dessa forma, poderão ser conhecidas e reconhecidas, produzir conhecimento e estimular novas ideias que impulsionem a criatividade dos entes sindicais, por meio de um intercâmbio de perspectivas criadas por cada uma dessas entidades. São experiências que contribuem para a inovação no setor, fomentam a competitividade e promovem negócios e demonstram, acima de tudo, preocupação com questões econômicas e sociais.
“O fortalecimento sindical e o associativismo são imprescindíveis para o desenvolvimento das entidades que impulsionam a competividade das indústrias. Queremos prestigiar e expor as ideias e as ações que contribuíram essencialmente com esse objetivo”, afirma o presidente da CNI, Ricardo Alban. O dirigente destaca que cada ação demonstra o esforço dos representantes para a melhoria de sua atuação e para o robustecimento da representatividade da categoria industrial. “O prêmio é um tributo ao progresso e um simbolismo da jornada contínua e exponencial do setor industrial e de seus representantes”, completa Alban.
Valorizar, ampliar e fortalecer
O prêmio é uma iniciativa da CNI em parceria com as federações estaduais da indústria e faz parte do Programa Excelência Sindical, ação estratégica que visa valorizar, ampliar e fortalecer a representatividade do setor. Além desse reconhecimento, o programa contempla ações de mobilização e relacionamento, com foco na disseminação de experiências e boas práticas relacionadas ao associativismo no setor industrial; e ações de capacitação, voltadas para disseminar conhecimento, atrair associados, fortalecer e promover o sistema de representação da indústria.
“Essa inovação provocada pelas ações integradas das Federações e dos Sindicatos é essencial para a construção de uma representação bem estruturada e consistente. Esperamos que o catálogo contribua na disseminação dessas ideias e sirva como base para futuras gerações de projetos a serem realizados pelos protagonistas da representação sindical”, destaca o diretor de Relações Institucionais da CNI, Roberto Muniz.
Conheça o catálogo e as experiências que estão contribuindo para o fortalecimento da indústria.
- Fique por dentro de tudo sobre o Encontro Nacional da Indústria (ENAI)
- Leia também sobre o projeto do SIMAGRAN, finalista do Prêmio Excelência Sindical