Caminhada das Marias na Construção e homenagem agitam a ConstruNordeste
Com palestras na área de saúde e segurança no trabalho (SST), promovidas pelo SESI; tecnologia BIM, iniciativa do SENAI CIMATEC; rodadas de negócios, promovidas pelo IEL e CIEB e uma caminhada no espaço do evento com as alunas do Programa Marias na Construção, organizada pelo SENAI Bahia, as entidades do Sistema FIEB participaram do segundo dia da ConstruNordeste.
O evento prossegue nesta sexta-feira, 2.8, com uma mais uma rodada de atividades no estande da instituição e um destaque para o 1º Seminário ESG e Sustentabilidade para o Setor da Construção, que terá palestra da gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da FIEB, Arlinda Coelho. Ela irá falar sobre o “Engajamento do setor empresarial na Agenda ESG – HUB ODS Bahia – Rede Brasil do Pacto Global”.
SST
O Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) levou para a ConstruNordeste o Seminário de Segurança na Indústria da Construção, que promoveu palestras com foco em saúde e segurança no trabalho ministradas por especialistas na área de SST. Icleia Dórea, psicóloga e mestra em Psicologia, abordou o tema Saúde Mental: estratégias corporativas para um futuro mais seguro e saudável e o médico do trabalho Gustavo Nicolai falou sobre o tema Direto ao Ponto! Quanto custa orçar a SST em seu projeto.
Outro destaque do evento na quinta-feira, 1º.8, ficou por conta da presença das Marias na Construção, no Fórum das Mulheres, iniciativa que também integra a programação da ConstruNordeste.
A programação do Fórum das Mulheres teve início com a caminhada “Por mais mulheres na Construção”, com as alunas do Marias, que percorreram a feira. Na sequência, foi realizado um talk show com a presença de Ana Claudia Gomes, vice-presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), Erivânia Sousa Silva, assessora Legislativa da Câmara dos Deputados; Fernanda Silva Lordêlo, secretária Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude de Salvador e a cconselheira do Sinduscon e integrante do Comitê da Mulher da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carla Passos. Durante o talk show, o destaque foi a homenagem a Maria do Amparo, a primeira mulher mestre de obras formada na Bahia
Carla Simões, coordenadora de programas de Educação Profissional do SENAI Bahia explicou que o Marias na Construção já formou mais de um mil mulheres para o mercado de trabalho. O objetivo do SENAI em promover a caminhada das Marias pela ConstruNordeste, segundo ela, foi uma forma de apresentar às empresas do mercado da construção este trabalho que o SENAI vem desenvolvendo, em parceria com a Prefeitura de Salvador, para ampliar a inserção de mulheres na indústria da construção.
Janaína do Santos Lima, uma das alunas formadas pelo programa conta que queria ser eletricista e já faz planos para o futuro. “Eu sei que eu vou crescer nessa área. Já terminei o curso e aprendi muita coisa. Agora quero crescer na área e futuramente quero fazer um curso técnico e até uma faculdade”, conta.