Bahia vence em três modalidades no Prêmio IEL de Talentos
Bracell, Ford e IFBA se destacaram na etapa nacional da premiação
A Bahia se destacou na etapa nacional do Prêmio IEL de Talentos 2023. Concorrendo em seis modalidades da premiação, o estado foi vencedor em três delas, com as empresas Ford e Bracell, além do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). A cerimônia que anunciou os vencedores foi realizada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em São Paulo, no dia 26 de outubro.
Para a superintendente interina do IEL, Edneide Lima, a premiação mostra como boas práticas de estágio e de inovação contribuem para o crescimento das empresas e instituições de ensino e para que os jovens desenvolvam seus talentos. “E esse é justamente o propósito do IEL: construir futuros prósperos através do desenvolvimento de empresas e de jovens talentos, em parceria com as instituições de ensino”, ressaltou.
A Bahia foi premiada nas categorias Estágio e Inova Talentos. Na primeira delas, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) foi vencedor na modalidade Educação Inovadora, na disputa entre as instituições de ensino de nível técnico. “Essa conquista só foi possível com toda equipe do campus Salvador, docentes orientadores, e todos os envolvidos nas ações de promoção e orientação de estágio”, destaca a coordenadora de Estágios e Egressos da instituição, Vitória Soares. O IFBA também concorreu na modalidade ensino superior e ficou com o terceiro lugar.
Também na categoria Estágio, a Bracell ficou em primeiro lugar na modalidade Empresa Inovadora, entre as organizações de grande porte. “Esse prêmio traduz a atmosfera da Bracell Bahia, uma empresa que aprendeu a olhar para as pessoas e que aposta verdadeiramente no desenvolvimento de talentos, na melhoria contínua e na inovação. Fazer parte de tudo isso é um privilégio para qualquer profissional que acredita que a gestão de pessoas é a essência dos grandes resultados”, ressaltou a coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento da Bracell, Priscila Reuter.
O projeto premiado foi desenvolvido pelo estudante Caio Ítalo Santos. “Essa conquista exemplifica de maneira marcante como a inovação, a criatividade e a dedicação podem fazer a diferença dentro das indústrias”, comemorou o jovem.
Concorrendo na categoria Estágio na modalidade Empresas Inovadoras, a Soft Line Consultoria em Sistemas de Informação ficou com a terceira colocação entre as empresas de pequeno porte.
Já na categoria Inova Talentos, a Ford concorreu em duas modalidades: Artigo Inovador e Projeto Inovador. Na primeira delas, a empresa levou o primeiro lugar com o artigo Avaliação de sistemas de resfriamento em moldes de injeção feitos de aço e de alumínio através de simulações numéricas, de autoria da bolsista Annelise Heidrich Pietro Soares e do tutor Gimaézio Gomes Carvalho.
Na modalidade Projeto Inovador, a empresa ficou na terceira colocação com o projeto Desenvolvimento de Compósito de Nanomaterial a Base de Grafeno (e/ou seus derivados) para Aplicação em Mangueiras de Borracha do Sistema de Ar Condicionado Automotivo, desenvolvido por Verônica Alves Veloso, Willian Belincanta Ribeiro, Eduardo Pinto, Marcelo Vieira Santiago e Rodrigo Denizarte de Oliveira Polkowski, bolsistas do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da empresa. Eles realizaram pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de novos produtos utilizando o grafeno, um condutor, como matéria-prima.