Bahia conquista bronze inédito na WorldSkills Chile
Ex-aluno do SENAI competiu pela primeira vez e ficou em terceiro lugar na competição
Formado no Curso Técnico de Eletromecânica no SENAI Dendezeiros no ano passado, Luiz Miguel Gomes, 21, seguiu na instituição como atleta do conhecimento, em treinamento. Convidado para participar na ocupação Instalações Elétricas, o jovem teve 15 dias para se preparar e brilhou, ficando com o bronze na disputa do continente americano.
“A experiência foi muito positiva, apesar das dificuldades, que estão inerentes a qualquer desafio. Nesta oportunidade eu pude novamente me desafiar, aprender e também mostrar o que eu já possuía de conhecimento. Além disso, a oportunidade de intercâmbio de informações e práticas foi marcante na experiencia da Worldskills Chile”, afirmou Luiz Miguel.
A Wolrdskills Chile, teve mais de 600 participantes, 19 ocupações profissionais em disputa e mais de 100 instituições educacionais participantes. conhecida como WorldSkills das Américas 2024, é a competição nacional do Chile de ocupações profissionais. Este ano, a organização convidou representantes de outros países das américas, como Uruguai, Peru, Guatemala e Bonaire. Nessas competições, os atletas precisam treinar tarefas de uma ocupação profissional, executando-as da melhor forma com relação às regras, tempo e habilidade. Para isso, eles treinam diariamente durante meses e, neste processo, o papel do figura do Expert (Avaliador) é fundamental.
“Foi uma experiência gratificante. O contato direto com especialistas e competidores de outros países proporcionou uma troca de conhecimentos e experiências valiosas e reforçou ainda mais o espírito de cooperação internacional junto aos nossos vizinhos. Como brasileiro, foi uma honra ver nossa equipe do SENAI conquistar uma medalha, resultado do esforço e dedicação com que preparamos os nossos competidores”, conta Gustavo Gomes Fernandes, avaliador e instrutor de Luiz Miguel.
O delegado técnico da WorldSkills no SENAI Bahia, Felipe Reis, explica que os resultados são fruto de um árduo e longo trabalho de preparação, que exige alto investimento da instituição. Atualmente o time do SENAI Bahia tem 61 atletas do conhecimento em treinamento. Eles vão passar por seletivas até que, em 2025, a equipe terá 18 competidores para disputa nacional no Brasil, de onde sairão os melhores para o mundial, que deve acontecer em Shangai.
“É gratificante ver o time da Bahia representando o Brasil em um competição internacional, ver jovens talentos tendo a oportunidade de colocar em prática habilidades e competências desenvolvidas ao longo do curso e do processo de formação”, celebra Felipe Reis.