Aulas do II Ciclo SalCine marcam início das atividades do CIMATEC Digital
O CIMATEC Digital, novo campus do SENAI CIMATEC dedicado às tecnologias digitais e à economia criativa, teve suas atividades iniciadas nesta terça-feira, 10, em cerimônia realizada no Museu de Energia, no Pelourinho. O evento contou com a presença de autoridades locais, incluindo os secretários municipais Pedro Tourinho, de Cultura e Turismo, e Mila Paes, de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC). Também participaram o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos; o diretor-geral do SENAI CIMATEC, Leone Andrade; e a superintendente de Relações Institucionais da Neoenergia, Maria Helena Farias.
Fruto da parceria entre o SENAI CIMATEC, Prefeitura de Salvador e Neoenergia Coelba, O CIMATEC Digital integra o Programa Salvador do Futuro, que tem o objetivo de transformar a matriz econômica da região, atrair empresas, fomentar o empreendedorismo e impulsionar o desenvolvimento de startups e negócios de base tecnológica.
“Celebramos aqui um espaço que vai produzir conhecimento e através desse conhecimento poder dar oportunidade de aproveitar potencialidades que temos na Bahia. E com o trabalho, com a articulação com o setor empresarial, poder fomentar negócios, empregos e, acima de tudo, gerar renda. Então eu acho que é um outro valor muito importante que o CIMATEC Digital nos traz como grande expectativa”, ressaltou Carlos Henrique Passos.
Durante a cerimônia, foram destacadas as primeiras ações do campus, com o início das aulas do II Ciclo do SalCine, programa de capacitação audiovisual promovido pela Prefeitura de Salvador por meio da SEMDEC (Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda) e da SECULT (Secretaria Municipal da Cultura e Turismo), em parceria com o SENAI CIMATEC.
Para a secretária Mila Paes, o CIMATEC Digital traz um olhar de nova economia, de transformação. “O CIMATEC Digital é algo que vai além de uma escola de formação de talentos, ele é um grande programa de gestão de ecossistema, de implantação e transformação de uma cidade que tem a tecnologia como algo transversal, mas que tem a criatividade como um elemento diferencial da cidade do Salvador”, destacou.
O CIMATEC Digital, abrange áreas como Robótica e Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Realidade Virtual e Aumentada, Computação Quântica, software e digitalização, empreendedorismo digital, games, multimídia e audiovisual. “Esse novo polo é para a gente formar nossos jovens aqui, para que eles trabalhem aqui e a gente exporte tecnologias, exporte serviços e exporte o resultado do trabalho”, pontuou Leone Andrade, diretor-geral do SENAI CIMATEC.
Fonte: SENAI Cimatec