Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

NOTÍCIAS

10 de setembro de 2024

Aulas do II Ciclo SalCine marcam início das atividades do CIMATEC Digital

CIMATEC Educação Qualificação
Evento contou com representantes da Prefeitura, Neoenergia e FIEB. Fotos: Lucas Cunhas/Coperphoto/Sistema FIEB.

O CIMATEC Digital, novo campus do SENAI CIMATEC dedicado às tecnologias digitais e à economia criativa, teve suas atividades iniciadas nesta terça-feira, 10, em cerimônia realizada no Museu de Energia, no Pelourinho. O evento contou com a presença de autoridades locais, incluindo os secretários municipais Pedro Tourinho, de Cultura e Turismo, e Mila Paes, de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC). Também participaram o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos; o diretor-geral do SENAI CIMATEC, Leone Andrade; e a superintendente de Relações Institucionais da Neoenergia, Maria Helena Farias.

Fruto da parceria entre o SENAI CIMATEC, Prefeitura de Salvador e Neoenergia Coelba, O CIMATEC Digital integra o Programa Salvador do Futuro, que tem o objetivo de transformar a matriz econômica da região, atrair empresas, fomentar o empreendedorismo e impulsionar o desenvolvimento de startups e negócios de base tecnológica.

“Celebramos aqui um espaço que vai produzir conhecimento e através desse conhecimento poder dar oportunidade de aproveitar potencialidades que temos na Bahia. E com o trabalho, com a articulação com o setor empresarial, poder fomentar negócios, empregos e, acima de tudo, gerar renda. Então eu acho que é um outro valor muito importante que o CIMATEC Digital nos traz como grande expectativa”, ressaltou Carlos Henrique Passos.

Durante a cerimônia, foram destacadas as primeiras ações do campus, com o início das aulas do II Ciclo do SalCine, programa de capacitação audiovisual promovido pela Prefeitura de Salvador por meio da SEMDEC (Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda) e da SECULT (Secretaria Municipal da Cultura e Turismo), em parceria com o SENAI CIMATEC.

Para a secretária Mila Paes, o CIMATEC Digital traz um olhar de nova economia, de transformação. “O CIMATEC Digital é algo que vai além de uma escola de formação de talentos, ele é um grande programa de gestão de ecossistema, de implantação e transformação de uma cidade que tem a tecnologia como algo transversal, mas que tem a criatividade como um elemento diferencial da cidade do Salvador”, destacou.

O CIMATEC Digital, abrange áreas como Robótica e Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Realidade Virtual e Aumentada, Computação Quântica, software e digitalização, empreendedorismo digital, games, multimídia e audiovisual. “Esse novo polo é para a gente formar nossos jovens aqui, para que eles trabalhem aqui e a gente exporte tecnologias, exporte serviços e exporte o resultado do trabalho”, pontuou Leone Andrade, diretor-geral do SENAI CIMATEC.

Fonte: SENAI Cimatec

Notícias relacionadas