Articulação, ampliação e mais serviços são as palavras-chaves do Sistema FIEB para 2025
Iniciada em 2024, para reforçar a interação entre as entidades no atendimento às demandas de indústria, o modelo de atuação articulada é um dos principais focos do Sistema FIEB para 2025 e será ampliado para mais regiões do estado. Adotado inicialmente nas unidades das regiões sul, extremo sul e sudoeste da Bahia, a previsão é de que o modelo articulado seja agora levado para as regiões norte, nordeste e oeste da Bahia.
O modelo articulado tem como principal objetivo promover o atendimento integrado, de forma que as empresas industriais possam conhecer e ter acesso a todos os serviços e soluções que estão disponíveis nas entidades.
Uma destas ações articuladas é a oferta da Educação de Jovens e Adultos – a EJA Profissionalizante. Em 2024, os Polos de EJA na capital baiana e no interior do estado passaram a oferecer elevação de escolaridade e de conclusão dos estudos alinhados à qualificação profissional voltada para o mercado de trabalho.
INTERIORIZAÇÃO
A política de interiorização do Sistema FIEB se mantém em 2025 com a ampliação da presença das entidades no interior. São investimentos na construção, ampliação e requalificação de unidades do SESI e SENAI. Feira de Santana, Alagoinhas, Jequié, Guanambi e Senhor do Bomfim são as que receberão os maiores investimentos. Em Salvador e região metropolitana, além da unidade do SESI de Itapagipe, Lauro de Freitas e Candeias são os principais investimentos no próximo ano.
SESI AMPLIA A REDE E A OFERTA DE SERVIÇOS EM EDUCAÇÃO E SST
Com uma atuação voltada para a Educação e Saúde e Segurança na Indústria (SSI), o SESI Bahia elegeu como prioridades para 2025, em Educação, além da ampliação da rede, elevar os índices de proficiência dos estudantes de acordo com os indicadores externos nacionais.
Um dos principais projetos para o próximo ano é a ampliação do Festival SESI de Ciência, Tecnologia e Inovação, em especial, a Feira Nacional de Inovação Científica (FENIC), que foi lançada em 2024. A FENIC colocou o SESI Bahia no circuito de feiras científicas pré-universitárias nacionais e teve quase 400 projetos inscritos e 120 selecionados de 13 estados.
Em SSI, o objetivo é desenvolver e ofertar soluções com foco nas demandas das indústrias, enfatizando soluções digitais, além de consolidar o serviço de Atenção Primária à Saúde (APS), o SESI Saúde Acolhe.
De janeiro a novembro de 2024, o SESI atendeu cinco mil estabelecimentos, totalizando 237 mil pessoas. A meta para 2025 é ampliar em 5% o número de empresas atendidas e em 4,1% o número de pessoas atendidas.
Somente em SSI, foram 3.723 estabelecimentos e 219.146 pessoas físicas atendidos. Em Educação, foram 18.735 matrículas, sendo 10.287 da educação regular e 8.448 da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Escola SESI de Gestão em SST fechou o ano com 34.867 matrículas realizadas.
Na área de saúde e segurança na indústria, terão continuidade os projetos setoriais nas áreas de Construção Civil, Minerais não-Metálicos, Frigorífico, Panificação e Armazenamento de Grãos. Na região norte do estado, estão previstos investimentos na unidade de Senhor do Bomfim, para ampliação do atendimento em serviços de saúde e segurança no trabalho e da EJA Profissionalizante.
Dentre as realizações do SESI Bahia em 2024, destaque para a inauguração, em fevereiro, da Unidade Integrada Max Feffer, em Teixeira de Freitas. A unidade é composta pela Escola SESI Maria Odília Teixeira – a 12ª unidade de ensino da Rede SESI na Bahia que iniciou as atividades oferecendo 260 vagas, do 6º ano do Ensino Fundamental II até a 1ª série do Ensino Médio. A unidade também oferece serviços de Saúde e Segurança na Indústria (SSI) e da Educação de Jovens e Adultos.
Foi também lançada em 2024 a pedra fundamental da Unidade Integrada SESI SENAI em Alagoinhas que terá uma Escola SESI e de uma unidade de saúde e segurança no trabalho (SST) do SESI, além de uma escola profissional do SENAI. A previsão é de que a unidade esteja pronta em 2026. Também foi lançada este ano a pedra fundamental da Escola SESI em Guanambi.
Em Jequié, o SESI passou a ofertar a EJA na nova unidade do município, com 110 jovens e adultos matriculados na EJA Profissionalizante. Juntamente com o SENAI, foram oferecidos os cursos de confeiteiro e de assistente administrativo.
Em parceria com a prefeitura de Guanambi, o SESI celebrou em 2024 sua primeira parceria com a área pública na área de educação, com a implantação da robótica em escolas municipais. Em Alagoinhas, o SESI atuou na capacitação de professores da rede municipal para a adoção da robótica nas escolas.
ROBÓTICA E BUZU TEC
E foi na robótica que a Escola SESI Reitor Miguel Calmon, de Salvador, se destacou pela segunda vez, conquistando o 1º lugar na categoria F1 in School no Festival Nacional SESI de Educação. A escuderia Sevenspeed foi a melhor na categoria F1 in Schools do torneio nacional de robótica educacional de 2023-2024, e conquistou a disputada vaga no mundial, realizado em novembro deste ano na Arábia Saudita.
Ainda em Educação, uma novidade apresentada este ano foi o BUZU TEC, uma unidade móvel que levará o universo da ciência, tecnologia e aulas de robótica educacional para escolas públicas municipais e estaduais da Bahia. A iniciativa permitirá que os estudantes usem a criatividade e a inovação para desenvolver projetos nas áreas de ciência, matemática e tecnologia, visando solucionar problemas reais da sociedade de forma criativa, divertida e lúdica.
Além dos investimentos em educação, destaca-se a inauguração em Jequié, no mês de outubro, da mais nova Unidade de Saúde e Segurança no Trabalho, ampliando o atendimento aos trabalhadores da indústria com serviços em Medicina Ocupacional, Segurança no Trabalho, Ginástica Laboral, Nutrição, Imunização e Odontologia. A unidade também abrigar o Polo de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante SESI/SENAI. Na mesma ocasião, foi lançada a pedra fundamental da futura Escola SESI, que oferecerá ensino fundamental (anos finais) e médio.
SENAI BAHIA ELEGE ATUAÇÃO ARTICULADA E
EXPERIÊNCIA DO CLIENTE COMO PRIORIDADES
Inovar nas práticas da educação profissional, fortalecendo a cultura inovadora e estabelecendo uma conexão mais estreita com a indústria é uma das diretrizes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Bahia) para 2025. Ela vem acompanhada da atuação articulada, uma diretriz do Sistema FIEB para que as entidades atuem de forma integrada no provimento de soluções para a indústria.
Responsável pela oferta de formação profissional para o trabalhador da indústria, o SENAI fecha 2024 com 96.388 matrículas realizadas em programas de educação profissional. Para o ano de 2025, a meta é alcançar 99.162 matrículas. Presente em todo o estado, o SENAI Bahia atendeu em torno de 147 municípios por meio de Programas de Educação Profissional.
A entidade teve sua atuação ampliada em 2024 com a Inauguração da Unidade Integrada Max Feffer, em Teixeira de Freitas, a sétima unidade integrada do Sistema FIEB no interior. Também em 2024, foi lançada a pedra fundamental para a construção de uma nova unidade integrada do Sistema FIEB em Alagoinhas. A unidade SENAI Jequié, foi requalificada, com ampliação de salas de aula, construção de novos laboratórios.
O principal destaque do ano foi a assinatura do acordo de cooperação entre o SENAI e a BYD Auto do Brasil para projetos nas áreas educacional, tecnológica e científica. Os alunos capacitados pelo SENAI foram direcionados para vagas abertas pela montadora chinesa de carros elétricos e passaram por qualificação complementar na China.
Dentre as realizações e desempenho dos alunos do SENAI Bahia, o destaque foi a conquista da medalha de bronze na WorldSkills Chile 2024, na modalidade Instalações Elétricas, obtida pelo aluno competidor Luiz Miguel Gomes, formado no Curso Técnico em Eletromecânica do SENAI Dendezeiros.
Duas iniciativas foram lançadas em 2024: o Programa de Educação Profissional para a Competitividade da Indústria e o Projeto Qualifica Ouro Verde, que marca o início de uma importante iniciativa socioambiental, uma parceria entre o SENAI Bahia e a Petrobras. O projeto beneficiará 17 comunidades rurais dos municípios de Alagoinhas, Araçás, Catu, Candeias, Entre Rios e São Sebastião do Passé.
SENAI CIMATEC IRÁ AMPLIAR PRESENÇA NO INTERIOR EM 2025
Intensificar as ações de atendimento às micro, pequenas e médias empresas, por meio de portfólio de serviços diferenciados e projetos de inovação, ampliar o Ecossistema de Inovação SENAI CIMATEC e ampliar a interiorização, com a implantação de CTR – Centro Tecnológico Regional são as prioridades do SENAI CIMATEC para 2025.
O ano de 2024 foi marcado por iniciativas importantes no SENAI CIMATEC e no CIMATEC Park, a começar pelo lançamento, em janeiro 2024, do SENAI CIMATEC Aeroespacial, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente participou da assinatura do acordo que cria o Parque Tecnológico Aeroespacial do Estado da Bahia, projeto, que é fruto de parceria do Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa e do Comando da Aeronáutica, com o estado da Bahia e o centro tecnológico.
O Parque Aeroespacial, que será administrado pelo SENAI CIMATEC, funcionará na Base Aérea de Salvador e será um difusor de soluções em ciência, educação, tecnologia e inovação para os quatro principais desafios do setor: aeronáutica, espaço, defesa e mobilidade aérea autônoma.
Outro marco de 2024 foi a assinatura do contrato de execução das obras de expansão do complexo industrial SENAI CIMATEC Park, em Camaçari, em julho de 2024. A unidade ganhará um Science Park e novo prédio de Engenharia, que amplia a infraestrutura do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford no Brasil.
O Science Park será um polo colaborativo para o desenvolvimento científico, conectado com os desafios das indústrias baianas e do Brasil. O prédio vai apoiar o desenvolvimento de ciência e pesquisa e abrigará as startups conectadas com o sistema do CIMATEC, que conta com investimento do edital Parque Tecnológico, da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).
Em setembro, SENAI CIMATEC e a AstraZeneca assinaram um acordo de parceria para a condução de projetos de pesquisa e desenvolvimento em áreas críticas como oncologia, doenças crônicas e vacinas inovadoras. A assinatura visa permitir o desenvolvimento de novas terapias oncológicas, atendendo a uma necessidade crescente de soluções no combate a doenças de alta prevalência. Além disso, a parceria buscará inovar no desenvolvimento de vacinas e no enfrentamento de doenças cardiovasculares, um dos maiores desafios da saúde pública atual.
O Centro Universitário SENAI CIMATEC lançou em outubro seu novo curso de pós-graduação em Petróleo e Gás com ênfase em Transição Energética e ESG e foi inaugurado o CIMATEC QUANTUM, novo laboratório que integra as iniciativas do Centro de Competência EMBRAPII CIMATEC em Tecnologias Quânticas (QuIIN) e do Latin America Quantum Computing Center (LAQCC).
No CIMATEC Park, foi inaugurado o primeiro laboratório de produção da Podoactiva, uma empresa espanhola especializada em produtos e serviços de podologia e biomecânica voltada para a saúde anatômica dos pés. Em abril, foi assinado acordo de colaboração com o Grupo Zeiss, na Alemanha, formalizando acordo de cooperação técnica internacional. A Zeiss é líder global em sistemas de medição, contribuindo para avanços em áreas como saúde, ciência, tecnologia e fabricação, desempenhando um papel crucial na promoção da inovação e qualidade em todo o mundo.
No Centro Universitário SENAI CIMATEC o principal destaque foi o lançamento do curso de Especialização em Comunicação Quântica, pós-graduação que conta com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O evento teve a participação da coordenadora do primeiro Centro de Competência em Tecnologias Quânticas do Brasil (QuIIN – Quantum Industrial Innovation), Profa. Dra. Valéria Loureiro; do coordenador Técnico do curso Anderson Buarque; e da coordenadora acadêmica, Patrícia Tourinho, e abordou os principais pontos da pós-graduação, que é uma parceria com o QuIIN.
IEL BAHIA QUER CONSOLIDAR-SE COMO REFERÊNCIA NA BAHIA EM DESENVOLVIMENTO DE CARREIRAS, EMPRESARIAL E DA INOVAÇÃO
Referência na identificação e desenvolvimento de talentos, com a oferta de soluções de excelência para programas de estágio, jovem aprendiz, seleção de profissionais e intermediação de bolsistas de inovação, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia) comemora em 2024, ano que completa 55 anos, o incremento dos resultados em 16% em relação a 2023 e trabalha para consolidar a marca IEL nesta área.
De janeiro a novembro de 2024, o IEL atendeu a mais de 3300 estabelecimentos e a meta para 2025 é ampliar em 9% o número de empresas atendidas. O IEL tem o objetivo de impactar 23 mil pessoas no próximo ano, bem como ampliar o atendimento às empresas em inovação, por meio de cursos, oficinas, consultorias e bolsistas nos projetos de inovação para fortalecer a competitividade e impulsionar a transformação digital.
No balanço das realizações de 2024, até o mês de outubro, o IEL Bahia impactou com suas iniciativas 19.458 jovens, alocou 16.454 estagiários e 2.634 jovens aprendizes, além de 370 bolsistas de inovação.
“Ao apoiar empresas em todas as etapas do processo de inovação, o IEL tem se posicionado como parceiro estratégico, fomentando o desenvolvimento econômico sustentável e alinhado às tendências globais”, explica Edneide Lina, superintendente do IEL Bahia.
No Programa de Qualificação de Fornecedores, em 2024, o IEL Bahia atendeu mais de 80 empresas fornecedoras e pretende chegar a 125 em 2025. Projeto com a Deten, iniciado este ano, terá continuidade e mais três programas em parceria com o Sebrae, envolvendo as empresas Tronox, Birla Carbon e Timac Agro, estão programados para o próximo ano.
O IEL Bahia apoiou, além da Deten, as empresas Acelen, Ferbasa, Bamim, Veracel e Equinox a melhorar o ecossistema de negócios, qualificando empresas parceiras.
EDUCAÇÃO EXECUTIVA
Um dos destaques de 2024 foram as ações de educação executiva (nacional e internacional). O IEL realizou curso para conselheiros, capacitação em Relações Institucionais e Governamentais, além de programa de desenvolvimento de líderes. Nos meses de setembro, outubro e novembro, o Programa IEL de Educação Executiva Global levou empresários brasileiros ao Massachusetts Institute of Technology (MIT) para uma imersão em temas atuais de negócios.
A programação incluiu workshops ministrados por renomados professores da instituição, visitas técnicas a grandes organizações, além de eventos de networking. A edição deste ano contou com a participação de 26 empresários baianos, e teve como tema “Liderança Transformadora: Como Pensar e Agir Diferente”, focou em tópicos cruciais como liderança, estratégia, inovação, intraempreendedorismo e as principais tendências de mercado.
INOVAÇÃO E APOIO ÀS EXPORTAÇÕES
Parceiro na promoção da inovação nas empresas, o IEL Bahia se consolida como interlocutor. Um destaque desta atuação foi a realização de parceria com a Fapesb para a inserção de 20 bolsistas doutores para solução de desafios empresariais. Em 2024 foram coletados os desafios e em 2025 serão realizados os projetos.
No âmbito do Procompi, iniciativa da CNI e Sebrae, que promove a cooperação entre micro e pequenas indústrias, visando superar desafios e estimular a inovação, a produtividade e o crescimento, o IEL executará doze projetos na Bahia, sendo cinco que já iniciaram em 2024 com conclusão prevista para 2025: Governança no Reciclar; Desenvolvimento e fortalecimento das lideranças intermediárias nas indústrias de confecção de Salvador e Região Metropolitana; Profissionalização dos processos industriais das unidades produtivas de Malhador; Acesso a Mercados: Sabores da Bahia e o Programa de capacitação e engajamento da cadeia de fornecedores da mineração na adoção de critérios ESG. Os demais nas áreas de confecções, saneantes, mineração, papel e celulose, e, em processo de aprovação, um projeto multissetorial, com previsão de lançamento em 2025.
Na área empresarial, o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) encerrou, em janeiro de 2024 mais um ciclo do programa na Bahia. Entre 2022-2024, foram 359 empresas atendidas no estado, por meio de núcleos e polos em cinco cidades: Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista e Luís Eduardo Magalhães.
Além disso, o IEL Bahia qualificou 25 empresas no estado de Sergipe. Entre as empresas baianas atendidas, 24 efetuaram vendas para outros países, e outras estão em processo de negociação para internacionalização dos produtos e serviços.
No interior, o VIII Workshop de Carreiras, realizado no Oeste do estado, em agosto de 2024, atraiu 351 inscritos, dos quais 142 receberam certificados. Na 21ª edição, o Prêmio IEL de Talentos, realizado no dia 21 de agosto de 2024, teve a participação de mais de 270 convidados e homenageou empresas, estagiários e instituições de ensino. Empresas como Bracell, Tecon, IPQ Tecnologia, IFBA, Sete Cursos e Ford estavam presentes e levaram os primeiros lugares de suas categorias. O IEL Bahia também levou finalistas para o Prêmio Nacional que esse ano de 2024 foi realizado em Fortaleza e empresas como a Ford trouxeram premiações do Inova Talentos para a Bahia.