5ª edição da ExpoTech movimenta mercados de HPPC, saneantes e tintas
Mais de 60 fornecedores de matérias primas, equipamentos, insumos e serviços para os segmentos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), saneantes e tintas estão reunidos, entre hoje e amanhã (24 e 25 de julho), no SENAI Cimatec, para a 5ª edição da ExpoTech.
O evento é promovido pelo Saneantes da Bahia, instituição que representa as indústrias de sabões, detergentes, produtos de limpeza em geral, aditivos de uso industrial e velas da Bahia; pelo Sindcosmetic, que representa a indústria de cosméticos e perfumaria do estado da Bahia e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA). A feira também conta com patrocínio do Banco do Nordeste e o apoio Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e do SENAI CIMATEC.
“Estamos, a cada ano, alcançando o nosso maior objetivo, que é trazer tecnologias para ajudar a desenvolver e fortalecer a indústria baiana”, afirmou o diretor da ExpoTech, Juan Rosário Lorenzo, na abertura do evento, na manhã desta segunda-feira (24).
Além de fomentar negócios, o evento é uma oportunidade profissionais da área conheçam novas tecnologias e tendências de mercado. Na visão do presidente eleito da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, “a ExpoTech é um modelo de negócios inspirador, pois constitui-se numa plataforma de conexão entre produtores e fornecedores, além de disseminar informação e atualização tecnológica para aumentar a competitividade e sustentabilidade das empresas”.
Para o presidente do Sindcosmetic, Raul Menezes, a ExpoTech quebrou paradigmas na Bahia e no Nordeste, e a quinta edição é motivo de celebração. Já a vice-presidente da Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB), Arlene Vilpert, que representa o segmento de tintas, lembrou que a feira reforça a necessidade de valorização dos produtos locais. “O Brasil é o 5º maior mercado de tintas do mundo, mas ainda consumimos pouco do que é produzido aqui. Com isso, pagamos 40% mais caro em tintas de marcas estrangeiras, quando temos produto local de alta qualidade. A maioria dos consumidores desconhece, mas a tecnologia mundial está contida nos produtos brasileiros”, afirmou.
O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, pontuou que a ExpoTech é uma oportunidade para ampliar as possibilidades de negócios, especialmente para pequenas e médias empresas.
A abertura do evento ainda contou com a participação do Superintendente Estadual da Bahia do Banco do Nordeste, Pedro Lima Neto; do presidente Associação Comercial da Bahia (ACB-Bahia), Paulo Cavalcante; do presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), João Carlos Basílio, do gerente executivo de Tecnologia e Inovação do SENAI Cimatec, Flávio Marinho, e da diretora da DIVISA, Mariza Eduane, e do presidente do Sindicato de Saneantes da Bahia, Max Muniz.
Posse Sindcosmetic
Em paralelo às atividades do primeiro dia da ExpoTech, foi realizada a posse da nova diretoria do Sindicato da Indústria de Cosméticos e Perfumaria do Estado da Bahia (Sindcosmetic), eleita para o triênio 2023 – 2026. “Nossa missão é atuar em prol das indústrias de cosméticos da Bahia, que é uma indústria que vem crescendo. Temos que unir todos os empresários em prol do desenvolvimento do nosso segmento industrial”, pontuou o presidente Raul Menezes, que seguirá à frente do sindicato.
Ele pontuou alguns entraves que o setor enfrenta, como a dificuldade de logística, tributação e acesso a fornecedores de insumos. “Nós enfrentamos dificuldade de encontrar matérias-primas, embalagens, equipamentos e a ExpoTech surgiu para preencher essa lacuna, trazendo fornecedores de outros estados. Assim podemos fechar negócio sem sair da Bahia”, ressaltou.