II Encontro de Meio Ambiente da Bahia vai debater desafios da transição energética
Com o objetivo de debater questões relativas ao inevitável processo de transição energética e como ele se dará no estado, o auditório da FIEB sediará o II Encontro de Meio Ambiente da Bahia – EMAB. O evento, que vai reunir autoridades e empresários no dia 17 de setembro, é aberto ao público e gratuito.
A expectativa dos organizadores é promover um debate de alto nível técnico que possa contribuir com a gestão da questão energética e o aprimoramento de políticas públicas para este setor, alinhadas com os ODS das Nações Unidas. A ideia é que a discussão fortaleça a integração entre players de fontes renováveis e não renováveis, como petróleo e gás natural, buscando a eficiência energética e a complementaridade entre as diferentes formas de geração.
Na ocasião, organizações e empresas irão compartilhar boas práticas ambientais no uso racional da energia elétrica, divulgando os melhores exemplos e resultados para todas as regiões do estado, possibilitando, assim, a troca de experiências entre os participantes. O evento será transmitido pela internet, viabilizando a contribuição e interação do público via chat.
O II EMAB conta com o apoio institucional da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB, a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal – ABAF, o IBRAM – Instituto Brasileiro da Mineração, o SINDIMIBA – Sindicato das Indústrias Extrativas de Minerais Metálicos, Metais Nobres e Preciosos, Pedras Preciosas e Semipreciosas e Magnesita no Estado da Bahia, a ABEEólica – Associação Brasileira de Energia Eólica, a ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica e da ABRID – Associação Brasileira de Influenciadores Digitais.
A Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Estado – SEMA assina o apoio governamental, enquanto o patrocínio é da SUZANO e ACELEN, com o apoio da BRASKEM, VERACEL e BASF.
Destaque – A Bahia se destaca como um dos estados que vem liderando a transição energética no Brasil, pois possui um grande potencial e uma matriz diversificada de energias renováveis. Em 2023, o governo do estado lançou o programa Bahia + Verde, que é considerado o maior programa de transição energética, econômica e social do Brasil, colocando o estado na vanguarda quando o assunto é sustentabilidade com diálogo e participação social.
As inscrições são feitas pela plataforma Sympla , página em que também está disponível a programação. Mais informações no site www.emab.eco.br.
*Com informações da Executiva Projetos e Eventos, responsável pela organização do evento.