12º Encontro Baiano dos Laticinistas fortalece competitividade do setor lácteo
O Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia Sinditeite-BA, realiza, entre 26 e 29 de setembro, o 12º Encontro Baiano dos Laticinistas. O evento é uma oportunidade para a troca de experiências e disseminação de inovações, visando desenvolvimento e a competitividade das indústrias baianas do setor.
Atualmente, o segmento possui aproximadamente 250 indústrias registradas na Bahia. Os laticínios têm um papel importante, pois contribuem com o desenvolvimento e a diversificação econômica do estado, e o setor é um importante gerador de empregos, no campo, na indústria, na logística e no varejo, sendo o segundo em geração de emprego no estado, perdendo apenas para construção civil.
“A previsão é positiva para o setor para 2025. Entretanto, é fundamental que os produtores estejam atentos às tendências de mercado. Nesse cenário, o Encontro Baiano de Laticinistas desempenha um papel fundamental, pois constitui-se numa plataforma essencial para a troca de conhecimentos, discussão de inovações e fortalecimento de redes de cooperação.” destaca Paulo Cintra, presidente do SINDILEITE-BA.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, destacou que a proposta do encontro está de acordo com a missão dada pelo governador Jerônimo Rodrigues de tornar a indústria de laticínios mais robusta, sustentável e competitiva. “É uma iniciativa que desempenha um papel fundamental no fortalecimento e avanço da indústria. A troca de conhecimentos, experiências e ideias proporcionadas pelo evento impulsionará o crescimento econômico, a inovação, o desenvolvimento tecnológico e sustentável do setor”, disse.
A programação conta com 11 palestras técnicas, workshops, uma área de expositores e painéis que abordarão temas centrais como inovação tecnológica, sustentabilidade e a relevância das políticas públicas para o fortalecimento da cadeia produtiva. O evento pretende incentivar as empresas para uma produção com maior valor agregado, aproximando as instituições de apoio ao desenvolvimento industrial e subsidiando-as com informações técnicas.
Realizado no Litoral Norte da Bahia, o evento conta com a parceria do Governo do Estado da Bahia, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia e do SEBRAE. O encontro, que se tornou um evento de negócios consolidado no setor, também contará com o apoio institucional da Associação Brasileira das Indústrias de Queijo e do Conselho Nacional da Indústria de Laticínios.