terça-feira, 20 de outubro de 2020

Sipaceb promove VI Encontro de panificação em formato virtual

Evento discutiu novas tecnologias e tendências, retomada segura das atividades e geração de negócios para ao setor de panificação.

Capacitação e palestras sobre inovação e gestão fizeram parte da programação do VI Encontro Técnico de Panificação do Estado da Bahia, promovido pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado da Bahia (Sipaceb), em parceria com Sebrae, nos dias 15 e 16 de outubro.

O encontro, que este ano ocorreu em formato virtual, tem o objetivo de levar informação aos panificadores de todo o estado, estimular boas práticas de fabricação e processos em panificação e confeitaria, que garantam a qualidade final do produto. A abertura do evento contou com participação do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), Paulo Menegueli.

A palestra inicial trouxe a temática: A padaria está online, e agora?, ministrada pelo consultor em indústrias de alimentos, Emerson Amaral. “As padarias estão se reinventando, sobretudo com o atendimento remoto, mas é preciso o panificador não apenas definir e se adaptar a esses novos canais, como também criar estratégias de divulgação”, afirmou.

Novas tecnologias e tendências, soluções para a retomada segura, como aumentar as vendas na padaria e fermentação natural foram outros temas discutidos durante o encontro, que também contou com pitches de negócios, com a apresentação de novidades em produtos e insumos para panificadoras.

“Embora sem a interação presencial, o encontro cumpriu bem o seu papel em levar informações relevantes ao panificador, inclusive ao alertar sobre o atual cenário, no qual muitas tendências devem continuar mesmo depois da pandemia, a exemplo do delivery”, afirmou o vice-presidente do sindicato e vice-presidente da FIEB, João Baptista Ferreira.

Já o presidente do Sipaceb, Ediney Suzarte lembrou que a participação efetiva dos panificadores nas ações do sindicato contribui para o fortalecimento do setor. “É importante que os panificadores estejam próximos ao sindicato e prestigiem as ações, não apenas para estarem bem informados, como também para superar momentos de instabilidade como o da pandemia”, afirmou.

Referência em associativismo

Considerado o maior evento da área de panificação na Bahia, o Encontro Técnico de Panificação foi a boa prática compartilhada com lideranças do setor de todo o país durante o Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria de Panificação, que ocorreu no final de setembro. A boa prática fez parte da programação do Intercâmbio, promovido pela CNI, que tem como proposta levantar discursões aderentes ao setor envolvido, fomentando a troca de experiências entre dirigentes de sindicatos empresariais e a discussão acerca de temas prioritários.