quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Encontro de lideranças da Indústria Metalmecânica discute setor

Impactos da Reforma Tributária, iniciativas em apoio à inovação e boas práticas do setor foram discutidas com lideranças sindicais patronais da indústria metalmecânica de todo o país em reunião virtual da Rede Sindical da Indústria Metalmecânica realizada nesta terça-feira (04.08).

O encontro deu sequência à agenda de Intercâmbios de Lideranças Setoriais, realizados em formato virtual este ano. Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Federações de Indústrias, o intercâmbio tem como proposta levantar discursões aderentes ao setor envolvido, fomentando a troca de experiências entre dirigentes de sindicatos empresariais de todo o país e a discussão acerca de temas prioritários, estimulando a atuação conjunta.

A programação contou com apresentação do gerente de Política Econômica da CNI, Mario Sérgio Carraro Telles, sobre o impacto das propostas da Reforma Tributária que estão em debate.  Na oportunidade, os participantes também conheceram as iniciativas do SENAI e do SEBRAE para apoio à inovação em pequenas e médias indústrias do setor metalmecânico, apresentadas pelas entidades.

Boas práticas sindicais também foram compartilhadas no encontro, a exemplo da feira virtual, iniciativa do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau (SIMMMEB), que foi elogiada. “Além de ser uma alternativa neste cenário de pandemia, encurta a distância entre fornecedor e provável cliente”, destacou o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado da Bahia (Simmeb), Bruno Menezes.

Na avaliação presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Feira de Santana (Simmefs), Luiz Fernando Kunrath, “embora limite a interação, diante da pandemia o formato virtual é a solução para não perdermos a mobilização conjunta e a troca de experiências oportunizada pelo encontro e fomentada pela Rede”.

Já o coordenador regional da FIEB, Antônio Luiz Sampaio Gomes, que apoia os sindicatos filiados na região de Feira de Santana, destacou que “o encontro virtual propicia também uma participação mais ampla, sedimentando as informações, o que enriquece ainda mais o debate”.

No total, serão realizados 14 Intercâmbios de Lideranças Setoriais em 2020. O próximo será o da Indústria de Base Florestal, que acontece no dia 25.08.