quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Contribuição sindical fortalece indústrias

WEBBANNER_CONTRIBUICAOSINDICAL.png

Janeiro é o mês de recolhimento da contribuição sindical patronal. Mais do que uma contribuição, as empresas devem encará-la como um investimento. Ela é revertida nos mais diversos serviços e no suporte às empresas na busca de novas oportunidades e fortalecimento dos negócios. Com o trabalho ativo dos sindicatos, as empresas contam ainda com ações de defesa de interesses e de melhoria da competitividade do setor. Conheça algumas das conquistas para o setor industrial, em 2019.

Os sindicatos empresariais fazem parte do Sistema Indústria, composto, em nível estadual, pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e, em nível nacional, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Ao longo dos anos, a atuação dessas entidades proporcionou importantes conquistas para a indústria brasileira, tais como a aprovação da Reforma Trabalhista, a regulamentação da terceirização, ajustes em Normas Regulamentadoras, a exemplo da NR12, e a Reforma Previdenciária; bem como foram obtidos avanços em propostas para simplificar a concessão de licenças ambientais.

A pauta continua extensa em 2020. Temas como a Reforma Tributária e a Reforma Administrativa irão pautar a agenda do Governo. Por isso, é fundamental uma entidade forte que defenda o setor industrial.

Além das ações de representação, com o apoio do Sistema Indústria, as empresas contam com soluções inovadoras para tornar mais eficiente seu processo produtivo, capacitação para se adaptar à nova legislação trabalhista, assessoria para análise das normas regulamentadoras de SST, e apoio para acesso ao mercado internacional.

Para a manutenção destas e de outras ações é fundamental que as indústrias contribuam com o seu sindicato empresarial. Vale lembrar que, não havendo, no Estado, sindicato representativo de uma categoria econômica específica, a contribuição deverá ser recolhida em favor da FIEB.

Mais informações e orientações sobre a emissão da guia de recolhimento podem ser obtidas pelos telefones (71) 3343-1230 e 3343-1413 ou e-mail relacoessindicais@fieb.org.br.