quarta-feira, 22 de maio de 2019

Rede Sindical de couro e calçados se reúne para debater setor

Encontro com presidentes de sindicatos de todo o país contou a presença do Sindcalçados/BA. FIEB é a Federação interlocutora da Rede Sindical

Encontro na CNI reuniu lideranças das indústrias dos setores de couro e calçados de todo o país. Foto: Miguel Ângelo/CNI.

Lideranças das indústrias dos setores de couro e calçados de todo o país estiveram reunidas nos dias 20 e 21.05 para a edição 2019 do Intercâmbio de Lideranças Setoriais das Indústrias de Couro e Calçados, realizado na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

Os participantes debateram os desafios e oportunidades pós-reforma trabalhista e também discutiram sobre as reformas Previdenciária e Tributária. A programação contou, ainda, com uma visita técnica ao Congresso Nacional, onde os dirigentes foram recebidos por parlamentares e discutiram projetos de lei de impacto dos setores, que estão em tramitação.

O encontro contou com a participação da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), por meio do seu presidente, Heitor Klein. A associação propôs elaborar um termo de cooperação com os sindicatos locais a fim de fortalecer os pleitos do setor calçadista junto ao Governo Federal.

“No novo cenário sindical, as iniciativas que envolvem troca de experiências e informação às lideranças, além da articulação com os poderes públicos e de mobilização legislativa é ainda mais relevante, inclusive para fortalecer o sistema de representação”, destacou a gerente de Relações Sindicais, Manuela Martinez, que participou do encontro representando a FIEB, atual Federação Interlocutora da Rede Sindical de Couro e Calçados.

“Além dos temas discutidos serem bastante oportunos, a exemplo das reformas da Previdência e Tributária, a troca de informações das experiências regionais de sindicatos de todo o país é sempre muito enriquecedora”, elogiou Paulo Vicente Bender, vice-presidente do Sindicato da Indústria de Calçados, seus Componentes e Artefatos no Estado da Bahia (Sindcalçados), que participou pela primeira vez do encontro.

O Intercâmbio de Lideranças é uma parceria da CNI, com Federações da Indústria, dentro das ações do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), para fomentar a troca de experiências entre presidentes de sindicatos empresariais. Este foi o quarto encontro do ano de um total de 14 que serão realizados em 2019. O próximo Intercâmbio será o de Alimentação e Laticínios, dias 03 e 04 de junho.