A+ A-

Aprendizagem Industrial Básica

 

PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL BÁSICA 2021.1 – FEVEREIRO

Os Cursos de Aprendizagem Industrial Básica são cursos de formação inicial vinculados a uma legislação específica, destacando-se a Lei 10.097/2000 e o Decreto 5.598/2005.

Os alunos podem firmar contratos de aprendizagem com indústrias contribuintes do SENAI. Conforme Decreto 5.598/2005, o contrato de aprendizagem define-se por:

"contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, com duração máxima de 2 anos, em que o empregador se compromete a assegurar ao jovem aprendiz, inscrito em programa de aprendizagem, formação técnico-profissional metódica, compatível com o desenvolvimento físico, moral e psicológico, e o aprendiz, a executar, com zelo e diligência, as tarefas necessárias à essa formação"

INFORMAÇÕES

Serão ofertadas 823 (Oitocentos e vinte e três) vagas, distribuídas nos municípios de Salvador (Unidades Dendezeiros e CIMATEC), Alagoinhas, Barreiras, Cachoeira, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Serrinha e Vitória da Conquista.

 

Os cursos ofertados serão realizados com aulas 100% remotas, ou seja, de forma síncronas – ao vivo, por meio da Plataforma MEU SENAI. Para realizar o curso, os candidatos devem possuir computador com acesso à internet.

 

Como exceção ao modelo de aulas remotas, adotado nesse Processo Seletivo, as turmas de Assistente de Produção dos municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães serão realizadas de forma presencial.

 

Para as turmas do curso de Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais, além das aulas remotas realizadas na plataforma MEU SENAI (380 horas), serão realizadas aulas práticas presenciais, fundamentais para o desenvolvimento das competências técnicas aplicadas (100 horas), nas unidades do SENAI ofertantes deste curso. O mesmo é aplicável para o curso de Mecânico de Usinagem Convencional com aulas remotas realizadas na plataforma MEU SENAI (390 horas) e aulas práticas presenciais (130 horas), a serem realizadas na unidade do SENAI CIMATEC.

 

Cada candidato só poderá se inscrever para um único curso. Não poderá haver transferência de curso depois de sua inscrição realizada ou depois de estar matriculado.

 

Os alunos poderão ser selecionados ou não pelas empresas para serem contratados como jovens aprendizes. O SENAI/DR/BA não tem nenhuma obrigatoriedade de providenciar contratos de aprendizagem para os alunos. Caberá às empresas interessadas selecionar e contratar os alunos.

 

Os alunos com contratos de aprendizagem terão uma carga horária adicional ao curso, referente à fase prática na empresa, conforme contrato assinado entre o aluno e a empresa.

 

Período de inscrição: 08/01/2021 a 26/01/2021

 

EDITAL l CLIQUE AQUI E ACESSE

 

Mais informações: aprendizagemsenaiba@fieb.org.br

 

 

topo