quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Novo Painel de Compras do governo federal traz mais transparência às contratações públicas

comprasnet.jpg

Os pequenos negócios terão mais facilidade para pesquisar nichos de mercado na estrutura do governo federal, com o lançamento, no dia 15/01, do novo Painel de Compras, que reúne informações sobre as contratações públicas realizadas por meio do sistema Comprasnet.

O sistema com consulta gratuita pode também ser acessado por qualquer cidadão. Dados do Painel de Compras revelam que os pequenos negócios movimentaram RS 54 bilhões em compras públicas e 39.218 micro e pequenas empresas estão cadastradas como fornecedoras habilitadas para participar do processo de compras.

Segundo o secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, o Painel traz mais transparência para as contratações do governo. “É um avanço principalmente para as micro e pequenas empresas, que poderão participar de forma mais ativa das compras públicas”, ressaltou o secretário. "É reduzir a burocracia e criar soluções para a sociedade”, acrescentou Uebel, explicando que todo o país poderá qualificar o uso dos recursos públicos por meio do novo Painel de Compras, que ainda terá novas versões.

As informações são do Portal Sebrae