SENAI NO COMBATE A COVID-19

Diante do cenário preocupante que decorre da pandemia do novo coronavírus, o Sistema FIEB
(FIEB, CIEB, SESI, SENAI, SENAI CIMATEC e IEL) instituiu um Comitê de Gerenciamento de Crise, que estabeleceu uma série de medidas para reduzir a propagação do vírus, as quais já estão em andamento.

Profissionais do SENAI BAHIA mapeiam as instituições de saúde, unidades de pronto atendimento (UPA) e hospitais públicos e privados (dando prioridade para as instituições públicas), que poderiam necessitar de manutenção em respiradores mecânicos e entram em contato para identificar a possível demanda.  Além deste trabalho, outra equipe do SENAI BAHIA é responsável pela logística de recolhimento e entrega dos aparelhos.

Como o SENAI BAHIA tem unidades na maioria das cidades do interior, essa capilaridade facilita o mapeamento, coleta e devolução dos respiradores mecânicos em todo o estado. Além de Salvador, já foram atendidas unidades de saúde em mais de 30 municípios.

Outra força tarefa formada por engenheiros e técnicos do SENAI CIMATEC e de outras instituições, corre contra o tempo para disponibilizar os respiradores mecânicos que estavam fora de uso. A meta da equipe, onde também acontece o trabalho de manutenção, é higienizar, consertar e entregar os respiradores em funcionamento, além de buscar algumas peças para manutenção com empresas parceiras. O SENAI CIMATEC está também produzindo algumas peças - em impressora 3D e no laboratório de Usinagem - para substituição de itens quebrados.

Os engenheiros e técnicos do SENAI CIMATEC envolvidos nesse processo estão, ainda, capacitando profissionais de outras instituições para darem manutenção em ventiladores mecânicos pulmonares. O treinamento acontece via internet, com “aulas” em vídeo. Essa iniciativa está sendo adotada pelo SENAI Nacional e conta com a parceria do Ministério da Economia, do Ministério da Saúde e de outras entidades.

Como o atendimento telefônico do SENAI BAHIA está suspenso, disponibilizamos o faleconoscosenaiba@fieb.org.br para recebimento de demandas relacionadas a manutenção de respiradores mecânicos, que devem ser enviadas com: Nome da instituição, Endereço completo (incluindo a cidade), Nome completo, cargo, e-mail e telefone da pessoa de contato na instituição e quantidade de respiradores para manutenção.

COMUNICADOS SENAI BAHIA - CORONAVÍRUS

BANNER PORTAL SENAI E PORTAL DO ALUNO - COMUNICADO 13.png

Considerando o decreto estadual que regulamenta a prorrogação do período de suspensão das aulas presenciais no estado da Bahia até o dia 12 de julho de 2020, as Escolas Técnicas do SENAI ampliam o período de suspensão das aulas presenciais pelo mesmo período. Caso haja decretos municipais com períodos de suspensão de aulas superiores ao do decreto do governo do estado, o SENAI seguirá a regra municipal específica.

As aulas previstas na plataforma MEU SENAI e no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) dos cursos técnicos presenciais e semipresenciais, respectivamente, estão mantidas. No entanto, as atividades presenciais continuam suspensas.

Salvador, 23 de junho de 2020