A+ A-

Espaço da indústria

BANNER-atualizado.png

 

O SENAI - Departamento Regional da Bahia oferece o suporte que as indústrias precisam para atender a demanda de contratação dos seus jovens aprendizes, conforme previsto na Lei 10.097/2000, regulamentada pelo Decreto 5.598/2005.

 

Nesse espaço, as indústrias têm acesso às formas de atendimento disponibilizadas pelo SENAI DR/BA e podem, a qualquer momento, expressar suas opiniões e sugestões. 

 

A Lei 10.097/2000, regulamentada pelo Decreto 5.598/2005, afirma que “os estabelecimentos de qualquer natureza são obrigados a empregar e matricular nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem número de aprendizes equivalente a cinco por cento, no mínimo, e quinze por cento, no máximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional”. O aprendiz é o maior de quatorze anos e menor de vinte e quatro anos que celebra contrato de aprendizagem, nos termos do art. 428 da CLT. Essa idade máxima não se aplica a aprendizes com deficiência.

Legislação básica:

 

·         Lei 10.097/2000

·         Lei da Aprendizagem / Decreto 5.598/2005

·         Manual da Aprendizagem do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE

Os cursos de aprendizagem, enquanto formação técnico-profissional, devem preconizar a articulação entre teoria e prática durante a fase escolar e o cumprimento das atividades práticas no ambiente da empresa, compatível com o desenvolvimento físico, moral, psicológico e social do aprendiz.

 

Visando atender às necessidades das indústrias, o SENAI DR/BA prima por uma proposta de formação profissional estruturada pedagogicamente e com base no perfil demandado pelo mundo do trabalho. As formações contemplam conhecimentos, habilidades, valores e atitudes voltados para a aquisição e desenvolvimento de competências conceituais, tecnológicas, sociais, de processo e de gestão. Busca sempre utilizar novos modelos e alternativas de trabalho pedagógico, despertando nos alunos o desejo pela educação continuada, proporcionando uma capacidade de aprender a aprender, avaliar, criticar, propor e tomar decisões.

 

O SENAI oferta cursos de aprendizagem industrial em diversas áreas tecnológicas, dentre elas: Alimentos, Automotiva, Calçados, Celulose e Papel, Construção Civil, Elétrica, Gestão, Gráfica, Madeira/Mobiliário, Mecânica, Meio Ambiente, Mineração, Petróleo e Gás, Projetos Industriais, Química e Petroquímica, Redes/Telecom, Soldagem, Tecnologia da Informação, Usinagem, Vestuário.

 

FORMAS DE ATENDIMENTO:

 

Com o objetivo de atender a demanda das empresas no cumprimento da cota de jovens aprendizes, o SENAI destaca as três formas de atendimento abaixo, colocando-se sempre aberto ao diálogo com os diversos segmentos industriais.

 

1. TURMAS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL OFERTADAS POR MEIO DE EDITAL

São turmas de aprendizagem industrial básica que ofertamos para comunidade, trimestralmente. As empresas podem reservar vaga e indicar seus aprendizes ou podem, ainda, contratar os jovens selecionados no processo seletivo do SENAI. Aguarde publicação de novo edital. 

 

2. TURMAS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL OFERTADAS PARA UMA OU MAIS EMPRESAS (TURMAS FECHADAS)

São turmas que podem acontecer a qualquer momento e são ofertadas com jovens indicados, selecionados e contratados pelas empresas (quantidade mínima de 30 e máxima de 40 alunos) na condição de aprendizes. Uma turma pode atender apenas uma empresa ou um pool de empresas. Aguarde o lançamento de novas ofertas de vagas.

 

3. TURMAS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL COM ENTRADAS INTERMEDIÁRIAS

São turmas que as empresas podem encaminhar seus aprendizes no decorrer do curso. Ocorrem durante todo o ano e com a possibilidade de acesso mensal.

  • Aprendizagem Básica em Assistente de Produção

Acesse aqui a matriz curricular desse curso

  • Aprendizagem Básica em Inspetor de Análise da Qualidade

Acesse aqui a matriz curricular desse curso.

Consulte o SENAI para verificar a disponibilidade desses cursos no município do seu interesse.

 

MANTENHA CONTATO CONOSCO

Para obter mais informações, mantenha contato conosco.

aprendizagemsenaiba@fieb.org.br

 

 

topo