A+ A-

Notícias

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Mercado para profissionais de UX é tema de evento promovido pelo SENAI CIMATEC

Com uma demanda crescente, o mercado para quem trabalha com UX (do inglês User Experience ou Experiência do Usuário) busca profissionais para atuar nas várias vertentes da área. Mas qual a formação e as habilidades desejadas para preencher este perfil? Especialistas do segmento vão falar sobre o assunto no UX DAY TEC, realizado pelo SENAI CIMATEC, nesta quinta-feira (21), às 16h.

Com duas palestras e uma mesa-redonda na programação, o evento vai acontecer de forma presencial e online, compartilhando com os participantes ideias, experiências e tendências em UX. Designer sênior da Intelie, Lau Yamazaki vai falar sobre a formação deste profissional. “Para que este esteja preparado para as demandas do mercado de forma mais consistente, pois essa é a expectativa das empresas e a necessidade da economia criativa”, explica o convidado.

Pensando na inserção das mulheres negras no mercado de UX, a designer de produtos na XP Inc., Luana Menezes, irá contar um pouco sobre a sua experiência profissional e a importância de pensar em design também como agente de inclusão social. “O mercado de UX é segregador, pois cursos e livros não possuem valores acessíveis. Consegui fazer vários cursos, mas apenas porque há comunidades que apoiam mulheres pretas em UX, como a UXMP (UX para Minas Pretas), e foram bolsas como a que eles oferecem que me auxiliaram minha inserção no mercado”, conta.

O evento ainda terá as palestras de Robson Santos, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Magalu - Luizalabs, e de Matheus Demetrescu, diretor de Estratégia de Design da D-Ford São Paulo, além das participações de Suzi Mariño, Pós-Doutora em Design, que vai falar sobre neurociência aplicada ao Design, e Marcus Mendes, Doutor em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial, que vai abordar a relação da academia com o mercado.

“Há muitos cursos surgindo nesta área. Nosso objetivo foi agregar experts de diversas vertentes deste guarda-chuva do UX para delinear o escopo de trabalho deste profissional e os que as empresas estão buscando”, afirma a coordenadora do MBI em User Experience & Strategy do Centro Universitário SENAI CIMATEC, Ana Luiza Guimarães.

 

SERVIÇO:

UX DAY TEC

Data: 21 de outubro, 16h.

Onde/como: No Centro de Eventos do SENAI CIMATEC  e transmissão ao vivo pelo canal do CIMATEC no Youtube (youtube.com/senaicimatecoficial).