A+ A-

Notícias

quinta-feira, 22 de julho de 2021

Encontro virtual esclarece dúvidas sobre principais mudanças trazidas pela Reforma Trabalhista

A Reforma Trabalhista, em vigor desde 2017, foi debatida nesta quarta-feira (21.07), em mais uma edição da série Diálogos Industriais Virtuais. Promovido pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o encontro esclareceu muitas dúvidas que ainda giram em torno do novo regramento, que modificou diversos dispositivos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

A advogada e especialista em Direito do Trabalho, Cely Soares, falou sobre novas estratégias e alternativas para melhoria das relações de trabalho e atuação das empresas nas negociações coletivas e individuais. Modalidades de contratos, jornada especial, compensação de jornada, alteração contratual foram alguns dos temas apresentados pela especialista, que também esclareceu dúvidas dos participantes sobre as principais mudanças na lei. “Negociar é a palavra de ordem no pós-reforma trabalhista, inclusive para termos segurança jurídica. É importante que as empresas estejam atentas às alterações”, alertou.

“O encontro foi uma aula prática sobre a Reforma Trabalhista, tudo aplicado à realidade”, afirmou a diretora executiva do Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose (SINDPACEL), Izabella Pacheco.

O sócio-diretor da Arita Sorvetes, Igor Freire, também elogiou a iniciativa. “O debate foi muito produtivo, sobretudo no atual momento em que muitas empresas estão retomando as atividades presenciais e para aquelas que não pararam durante a pandemia. Deixou os conhecimentos sobre a Reforma Trabalhista mais enraizados”, afirmou.

Para o Presidente do Conselho de Relações Trabalhistas da FIEB, Homero Arandas, “o grande número de questionamentos e dúvidas apresentados pelos participantes e esclarecidos pela palestrante demonstrou que a Reforma Trabalhista ainda não está totalmente assimilada pelas empresas. Muitas empresas ainda não estão utilizando os benefícios resultantes da modernização trabalhista”, pontuou.

O próximo encontro da série Diálogos Industriais Virtuais será no dia 18 de agosto e vai abordar a temática Gestão Financeira: Aumente sua eficiência. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp FIEB Atende (71) 98165-8941.